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dc.creatorFreitas, Eliane Martins de-
dc.date.accessioned2017-05-10T12:40:32Z-
dc.date.available2017-05-10T12:40:32Z-
dc.date.issued1990-
dc.identifier.citationFREITAS, Eliane Martins de. O Triângulo em marcha: construção do imaginário sobre a Revolução de 1930. 1990. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1990.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18523-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevolução de 1930pt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectTriângulo Mineiropt_BR
dc.subjectDécada de 1930pt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.titleO Triângulo em marcha: construção do imaginário sobre a Revolução de 1930pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Heloisa Helena Pacheco-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPode-se perceber que a historiografia existente sobre a “Revolução de 30”, em Minas Gerais e, particularmente, no Triângulo Mineiro, na sua maioria, trata o tema sob a ótica da memória oficial, necessitando, assim, de um estudo sobre a construção do imaginário da “revolução”, capaz de analisar com maior profundidade o discurso produzido em 30. Assim, a monografia se propõe a estudar o fato histórico, “revolução de 1930”, fato este marcante e polêmico na história republicana brasileira e que continua atual nas suas possibilidades de interpretações. O trabalho procura recuperar a construção de um certo discurso sobre o mesmo, na região do Triângulo Mineiro. Buscou, através do discurso empregado pela imprensa triangulina, perceber como estes “revolucionários” criaram e sustentaram a ideia de revolução em 1930; quais seus pilares e princípios, encarando a imprensa como um instrumento de dominação de uma dada classe social e, como tal, comprometida em veicular as suas ideias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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