Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPimenta, Thaíza Braga-
dc.date.accessioned2017-05-09T14:18:19Z-
dc.date.available2017-05-09T14:18:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPIMENTA, Thaíza Braga. O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18481-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.titleO construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Leandro José-
dc.contributor.referee1Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.referee2Peres, Maria Gisele-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi desenvolver um estudo sobre ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola cuja proposta pedagógica é baseada nas teorias sócio-interacionistas de ensino. Para desenvolver a análise, retomamos o estudo dos caminhos trilhados pelo ensino de história no Brasil, refletindo a cerca das dimensões políticas que perpassam o ensino desta disciplina, confrontando as propostas atuais dos PCN's, suas determinações e inferências. O estudo sobre o ensino de história nas séries iniciais do Ensino Fundamental foi realizado em uma escola privada, localizada na cidade de Uberlândia, levando em conta o contexto social em que está inserida e principalmente a sua proposta político pedagógica, focada na teoria sócio-interacionista de ensino. Destaca-se que este estudo está fundamentado na experiência prática da autora que, como professora do 4° ano, pode viver e experimentar técnicas de ensino, acompanhando os resultados finais. Estes resultados, considerados positivos, foram objeto de análise e estão explicitados na pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration55pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstrutivismoEnsinoHistória.pdfTCC8.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.