Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGasperin, Luiz Eduardo Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-04-07T17:03:15Z-
dc.date.available2017-04-07T17:03:15Z-
dc.date.issued2016-09-19-
dc.identifier.citationGASPERIN, Luiz Eduardo Rodrigues. Cartografia em exumação: procedimentos e detritos do condutor das encenações “contos para flores roxas e murchas” e “des-encontro”. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.524pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18347-
dc.description.abstractEl presente trabajo presenta una reflexión sobre los "modos de" conducción del actores en el proceso creativo, del principio hasta la estructuración de los procedimientos para la escenificación. Llamado cartografia en exhumación por apropiarse del método de la cartografia para investigar dos propuestas de escenificación: "contos para flores roxas e murchas e “des-encontro". Los referidos procesos presentan lo mismo conductor en contextos diferentes. En el primer, la montaje ocurre en realización al proyecto creativo da Trupe Arte e Vida, e el segundo ocurre a partir de la asignatura de Escenificación IV de la graduación en Artes Escénica, de la Universidad Federal de la Grande Dourados (UFGD). Ese estudio es acompanado por senor João Coveiro, un personaje creado para excavar los detritos que serán adheridos a la pesquisa que representan fragmentos y pedazos de los momentos vividos de las referidas creaciones: retazo del cuaderno de escenificación, fotografias de ensayos y/o improvisaciones, fragmentos de textos, imágenes provocadora de las creaciones, relator personáis, cartas, prints de grupos del Facebook. Los materiales dejados por senor João Coveiro serán analizados a partir de tres vectores, son ellos: la dramaturgia, el espacio y la escenificación. La ruta que cada uno deles hace en la trayectoria de esta escrita parte de la visión de tres ensenadores, Amir Haddad, André Carreira y Paola Irún. La articulación de sus pontos de vistas en relación al hacer teatral los conecta con eses vectores, para pensar los principios que conducen los "modos de" trabajo. Las provocaciones que estorban esa pesquisa son: la posible conducción que emerge de el área de juego e los "modos de" estructurar un procedimiento en acción con los agentes de la escena.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectEspaço (Arte)pt_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectProcedimentos de conduçãopt_BR
dc.subjectEscenificaciónpt_BR
dc.subjectEspaciopt_BR
dc.subjectProcedimiento conducciónpt_BR
dc.titleCartografia em exumação: procedimentos e detritos do condutor das encenações “contos para flores roxas e murchas” e “des-encontro”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799572T6pt_BR
dc.contributor.referee1Bonfitto Júnior, Matteo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702932Y8pt_BR
dc.contributor.referee2Piragibe, Mario Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210455E8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4434061H6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os “modos de” condução de atores em processo criativo, do princípio até à estruturação de procedimentos para a encenação. Denominado cartografia em exumação por apropriar-se do método da cartografia para investigar duas propostas de encenação: “contos para flores roxas e murchas” e “desencontro”. Os referidos processos apresentam o mesmo condutor em contextos diferentes. No primeiro, a montagem ocorre em realização ao projeto criativo da Trupe Arte e Vida, e o segundo ocorre a partir da disciplina de Encenação IV da graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Este estudo é acompanhado por seu João Coveiro, personagem criado para escavar os detritos que serão colados à pesquisa que representam fragmentos e pedaços de momentos vividos das citadas criações: trechos do caderno de encenação; fotografias de ensaios e/ou improvisações; fragmentos de textos; imagens provocadoras das criações; relatos pessoais; cartas; prints de grupos do Facebook. Os materiais deixados por seu João Coveiro serão analisados a partir de três vetores, são eles: a dramaturgia, o espaço, e a encenação. O percurso que cada um deles faz na trajetória dessa escrita parte da visão dos encenadores Amir Haddad, André Carreira e Paola Irún. A articulação de seus pontos de vista em relação ao fazer teatral os conecta com esses vetores, para pensar os princípios que conduzem os “modo de” trabalho. As provocações que perturbam essa pesquisa são: a possível condução que emerge da área de jogo e os “modos de” de estruturar um procedimento em ação com os agentes na cena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration117pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.524pt_BR
dc.orcid.putcode81760033-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CartografiaExumacaoProcedimentos.pdfDissertação16.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.