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dc.creatorMelo, Sara Luzia de-
dc.date.accessioned2017-03-29T12:27:36Z-
dc.date.available2017-03-29T12:27:36Z-
dc.date.issued2016-09-08-
dc.identifier.citationMELO, Sara Luzia de. Modelo do estudante baseado em emoções e perfis de personalidade para recomendação de estratégias pedagógicas personalizadas. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.517pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18280-
dc.description.abstractEmotions affect directly in the learning process. Students who are in a harmful emotion to learning can not assimilate in the best possible way, the content that is offered. Thus, this research proposes a student model based on emotions and personality profiles for the purpose of developing the student affective profile in a Virtual Learning Environment. For a computational validation modeling the classification of Personality profiles and Prediction of Pedagogical Strategies were developed. The classification of personality profiles was performed by an Artificial Neural Network. Furthermore, an experimental analysis to verify the most appropriate training basis from three sets of training was carried out, as well as simulations with different architectures of Neural Network. As a result, there were an accuracy of 97.28 % for general recognition of the nine personality profiles. The definition of pedagogical strategies was conducted by the association of basics emotions with the advice to the proposed educator in Personality Profiles theory. Was used the Decision Tree technique to induce classification rules in order to determine the most appropriate teaching strategies every Personality Profile. Thus, if a harmful emotion to learning is detected, the pedagogical module executes instructions through the information contained in the custom Student Model providing the stimulus student and/or motivation according to their individual characteristics and thus bring it emotion that promotes the learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectModelo do estudantept_BR
dc.subjectComputação afetivapt_BR
dc.subjectStudent modelpt_BR
dc.subjectAffective computingpt_BR
dc.subjectEmotional inteligencept_BR
dc.subjectPersonalitypt_BR
dc.subjectEmtionspt_BR
dc.titleModelo do estudante baseado em emoções e perfis de personalidade para recomendação de estratégias pedagógicas personalizadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Márcia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782141Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Carlos Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788535Z4pt_BR
dc.contributor.referee2Maillard, Patrícia Augustin Jaques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792983U9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4385698H7pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAs emoções interferem diretamente no processo de aprendizagem. Estudantes que se encontram em uma emoção prejudicial ao aprendizado não conseguem assimilar, da melhor maneira possível, o conteúdo que lhe é proposto. Neste sentido, esta pesquisa propõe um Modelo do Estudante baseado em emoções e perfis de personalidade com a finalidade de desenvolver o perfil afetivo do estudante em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para validação computacional desta abordagem foram desenvolvidas a classificação dos perfis de personalidade e a predição das estratégias pedagógicas. A classificação dos perfis de personalidade foi realizada através de uma Rede Neural Artificial. Além disso, foi realizada uma análise experimental para verificar a base de treinamento mais adequada a partir de três conjuntos de treinamento, bem como, simulações com diferentes arquiteturas de Rede Neural. Como resultados, tem-se uma precisão de 97,28% para o reconhecimento geral dos nove perfis de personalidade. A definição das estratégias pedagógicas foi realizada por meio da associação das emoções básicas com os conselhos ao educador propostos na teoria perfis de personalidade. Posteriormente, utilizou-se a técnica Árvore de Decisão para induzir as regras de classificação que determinam as estratégias pedagógicas adequadas a cada perfil de personalidade. Desse modo, ao detectar uma emoção prejudicial ao aprendizado, o módulo pedagógico executará instruções através das informações contidas no Modelo do Estudante oferecendo ao estudante estímulo e/ou motivação personalizados de acordo com suas características individuais e, consequentemente, a aproximação da emoção que promova à aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration118pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.517pt_BR
dc.orcid.putcode81752904-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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