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dc.creatorPinto, Lilian Silva-
dc.date.accessioned2017-03-29T12:08:33Z-
dc.date.available2017-03-29T12:08:33Z-
dc.date.issued2016-04-04-
dc.identifier.citationPINTO, Lilian Silva. Tem que pagar pra nascer, tem que pagar pra viver, tem que pagar pra morrer : mercado funerário e distinção social. 2016. 202 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.297pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18274-
dc.description.abstractHow to think the funeral practices around the post mortem in contemporary capitalism? How to analyze the funeral rites from a society that streamlines before the new strategies of the market all the time turns to the end consumer? What are the social meanings of these rituals before a society divided into classes and different capacities material and symbolic consumption? These questions arise from the analysis engendered by the materialist conception of history, which sees all the productive forces and social relations of production as a basis for the formation of political ideologies, religious meanings, moral codes, legal systems, education, communication, collective representations of feelings and funeral rites. Thus, this research attempts to grasp the current configuration of the funeral market, especially the multiple meanings (economic, social and cultural) of the process of post mortem engendered within the Uberlândia society. It is intended to specifically identify how the federal and municipal government and the funeral of the town involved in the significance of this event, but also check the social groups that use funeral official apparatuses, funeral services legitimated by state. It also seeks to analyze the advertisements these companies convey the city and understand the market strategies and symbolic-ideological whereby morticians interpellate their customers. The aim is to understand how diverse funerary products being marketed and see if somehow expresses the social distinctions.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências sociaispt_BR
dc.subjectMorte - Aspectos sociais - Uberlândiapt_BR
dc.subjectServiço funerário - Morte e funeral - Uberlândiapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectDistinção socialpt_BR
dc.subjectMercado Funeráriopt_BR
dc.subjectPost mortempt_BR
dc.subjectSocial distinctionpt_BR
dc.subjectFuneral marketpt_BR
dc.titleTem que pagar pra nascer, tem que pagar pra viver, tem que pagar pra morrer: mercado funerário e distinção socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Trópia, Patrícia Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768593J6pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Márcio de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763484A1pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Darcilene Cláudio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794564H5pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4407975P6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoComo pensar as práticas fúnebres em torno do post mortem no capitalismo contemporâneo? Como analisar os rituais funerários a partir de uma sociedade que se dinamiza perante as novas estratégias do mercado que a todo o momento se volta para o extremo consumo? Quais seriam os significados sociais desses rituais diante de uma sociedade dividida em classes e das diferentes capacidades de consumo material e simbólico? Essas indagações surgem a partir da análise engendrada pela concepção materialista da história, a qual concebe o conjunto das forças produtivas e das relações sociais de produção como base para a constituição de ideologias políticas, acepções religiosas, códigos morais, sistemas legais, de ensino, de comunicação, representações coletivas de sentimentos e dos ritos fúnebres. Assim, esta pesquisa busca apreender a atual configuração do mercado funerário, em especial os múltiplos significados (econômicos, sociais e culturais) do processo do post mortem engendrado no seio da sociedade de Uberlândia. Pretende-se, especificamente, identificar a forma como o poder público federal, municipal e as agências funerárias da cidade intervêm na significação desse evento, como também verificar os grupos sociais que se utilizam de aparatos oficiais fúnebres, isto é, de serviços funerários legitimados pelo Estado. Procura-se também analisar as propagandas que o setor veicula pelo país, bem como compreender as estratégias mercantis e simbólico-ideológicas por meio das quais os agentes funerários interpelam seus clientes. O intuito é entender como os diversificados produtos funerários veem sendo comercializados e se de alguma forma expressam as distinções sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration202pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.297pt_BR
dc.orcid.putcode81761799-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

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