Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Alessandro Brito-
dc.date.accessioned2017-03-22T12:00:24Z-
dc.date.available2017-03-22T12:00:24Z-
dc.date.issued2015-09-14-
dc.identifier.citationCARVALHO, Alessandro Brito. Memória e acervo no teatro: um estudo de caso do acervo audiovisual do CPMT do Centro Cultural Galpão Cine Horto. 2015. 178 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.466pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18216-
dc.description.abstractAs an audiovisual technician from the Theater Course at the Federal University of Uberlândia, I searched for subsidies to make an audiovisual archive of the above- mentioned course. For this purpose, I have done this research in the form of a case study about the founding and maintenance of the audiovisual archives of the CPMT - Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (Center of Theater Research and Memory), located at the Centro Cultural Galpão Cine Horto (Belo Horizonte-MG), an institution affiliated to Grupo Galpão de Teatro (Group Galpão of Theater). To this end I reflect on the concepts of memory, information and audiovisual, associating these concepts to the field of theater. Two field surveys were conducted consisting of interviews with students, teachers and managers from the Centro Cultural. The research presents the following structure: in the first chapter, I reflect on the concepts of memory, information, documentation, associating the discussion to the fleeting character of theater art. For this, I base myself on the studies of Jacques Le Goff on the concept of document/monument and Pierre Nora on the realms of memory, still in this chapter, I make a brief overview of the principal institutions that take care of memory of the theater in Brazil. On the second chapter, I discuss on resources and procedures of acquiring and organizing an audiovisual archive, making a brief historical overview on the development and the manipulation of the technological image. In the third part, through field surveys and the bibliography used, I discuss on creation procedures, maintenance, and availability of the CPMT audiovisual archive, aiming at, not only contributing to the appreciation of theater memory, but also in providing, to artists and parties concerned, technical information on audiovisual archives in the field of theater.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMemória na artept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectGalpão Cine Hortopt_BR
dc.subjectAcervos teatraispt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectAudio-visualpt_BR
dc.subjectGalpão Cine Hortopt_BR
dc.subjectTheatrical Archivespt_BR
dc.titleMemória e acervo no teatro: um estudo de caso do acervo audiovisual do CPMT do Centro Cultural Galpão Cine Hortopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Ana Maria Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708822U2pt_BR
dc.contributor.referee1Dângelo, Newton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709D1pt_BR
dc.contributor.referee2Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4946511H2pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo central a análise e reflexão dos conceitos de memória, informação e audiovisual em relação aos acervos teatrais no Brasil, centralizando a discussão a partir da análise do histórico de gestão, criação e manutenção do acervo do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro - CPMT, fundado pelo Galpão Cine Horto, vertente administrativa e institucional do Grupo Galpão de produção teatral (Belo Horizonte - MG). Sedimentando pela pesquisa de campo - entrevistas e visitação do acervo - e norteado pela modalidade do estudo de caso, a pesquisa apresenta a seguinte estruturação: no primeiro capítulo reflito os conceitos de memória, informação, espaços e documentação, atrelando tais noções ao caráter efêmero da arte teatral. Para tal, valo- me dos estudos de Jacques Le Goff e Pierre Nora sobre os lugares da memória. No segundo capítulo discuto as implicações acerca dos recursos e procedimentos de captação e organização de um acervo audiovisual, realizando um breve panorama histórico sobre o desenvolvimento e manipulação da imagem tecnológica. Na terceira seção, através da pesquisa de campo e bibliografia acionada, debruço-me sobre procedimentos de criação, manutenção e disponibilização do acervo audiovisual do CPMT, relacionando as práticas observadas aos processos às plataformas de acesso aos acervos teatrais do país, visando não somente contribuir com a memória do teatro, bem como atentar artistas e interessados pelo tema sobre a importância estética e informacional na constituição de acervos em audiovisual na área teatral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration178pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.466por
dc.orcid.putcode81760036-
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemoriaAcervoTeatro.pdfDissertação23.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.