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dc.creatorDantas, Adilmar Coelho-
dc.date.accessioned2017-03-21T12:34:39Z-
dc.date.available2017-03-21T12:34:39Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationDANTAS, Adilmar Coelho. Recomendação de estratégias pedagógicas baseada em emoções e perfis de personalidade em ambientes virtuais 3D. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.626pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18205-
dc.description.abstractEmotions are key part of the process of teaching and learning in general, directly or indirectly. Students with an unfavorable emotion to learning tend to have difficulties in absorbing the content that is suggested at that time. This work proposes an module that is able to detect and classify those emotions and, through a second logic module based on facts, suggests educational recommendations using Personality ProĄles in order to develop the student affective proĄle in Virtual Learning Environments (VLE). To computationally validate this work, Ąrst, it was observed which technique would present better results to detect the Action Units and then, which algorithm would show better results for this classiĄcation. In this last case, the decision tree showed itself as an effective method with an average rate of 86,4%. This method was evaluated by images and videos to ensure its applicability. After this process, it was used the Personality ProĄles along with the Case-Based Reasoning to suggest pedagogical recommendations through emotions association and the personality proĄles during the process of teaching and student learning. In this way, the student is being monitored all the time and, when a harmful emotion is detected, these instructions proposed in this work are executed in order to provide educational recommendation and offer him encouragement and/or motivation according to his individual characteristics. This brings the student closer to his emotions and improves learning signiĄcantly.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectComputação Afetivapt_BR
dc.subjectInteligência Emocionalpt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagempt_BR
dc.subjectAffective computingpt_BR
dc.subjectEmotional Inteligencept_BR
dc.subjectPersonalitypt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subjectVirtual Learning Environmentspt_BR
dc.titleRecomendação de estratégias pedagógicas baseada em emoções e perfis de personalidade em ambientes virtuais 3Dpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Márcia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782141Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Cattelan, Renan Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770308A4pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Sergio Crespo Coelho da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790976D4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4326038U7pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAs emoções produzem interferências de maneira direta e indireta no processo de aprendizagem. Estudantes que estão em uma emoção desfavorável ao aprendizado tendem a ter diĄculdades de absorção do conteúdo que é proposto naquele momento. Neste sentido, esse trabalho propõe um módulo capaz de detectar e classiĄcar essas emoções e, através de um segundo módulo de raciocínio baseado em casos, sugerir recomendações pedagógicas através dos perĄs de personalidades com a Ąnalidade de desenvolver o perĄl afetivo do estudante em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para validar computacionalmente o trabalho, primeiro veriĄcou-se qual técnica obteria melhores resultados para detectar os movimentos da face e, em seguida, qual algoritmo classiĄcador obteria melhores resultados para esta classiĄcação. Nesse caso, a técnica Árvore de Decisão se demonstrou eĄciente com uma taxa média de 86,4% de acurácia. O mesmo foi avaliado em imagens e em vídeos para garantir a aplicabilidade do mesmo. Após este processo, utilizou-se dos perĄs de personalidade junto com a técnica de Raciocínio Baseado em Casos para sugerir recomendações pedagógicas através da associação das emoções e dos perĄs de personalidade durante o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Assim, a todo momento o estudante está sendo acompanhado e, ao detectar uma emoção prejudicial ao aprendizado, são executadas essas instruções vistas nos módulos propostos para que se forneça recomendações pedagógicas. A partir dessas informações adquiridas do estudante, é possível oferecer a ele o estímulo e/ou motivação de acordo com suas características individuais, consequentemente, aproximando-o da emoção que promova a aprendizagem de maneira signiĄcativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration97pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.626pt_BR
dc.orcid.putcode81753105-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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