Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18179
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFalcão, Letícia Fonseca-
dc.date.accessioned2017-03-16T12:50:30Z-
dc.date.available2017-03-16T12:50:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFALCÃO, Letícia Fonseca. Moderno Vestido de Noiva: o discurso da crítica teatral na consagração de um marco. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18179-
dc.description.abstractVestido de Noiva can definitely be considered as part of the history of Brazilian theatre. Moreover it is almost unanimously believed to be the inaugural milestone of its Modern era. Comprehending the legitimation of such an important element requires a deep analysis of the process that demonstrated the innovative modern characteristics that this play introduced. The reasons that lead to a such important definition of the play have to be found both in its development and in all the debates that surrounded it. Searching for modernity elements in it and investigating the author believes is not enough to a complete comprehension of the process. What needs to be done is enter the theatre critics’ universe and learn about the formation process of their knowledge; taking into account their evolutions, assumptions and peculiarities. Special attention is to be given also to the social backgrounds where these critics derive from and the target they are willing to meet. This monograph’s aim was to create reflections through which make possible a full comprehension of the legitimization process of this play as a Brazilian modern-theatre milestone, not forgetting to consider also the voice of the conflicting opinions against it. At last, essential to the investigation has been reflecting about how crucial the theatre critic’s thought and the aesthetic and politic intervention of its subjects have been to the legitimation of this milestone. The place from which the questions that lead to the investigation derived.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro brasileiropt_BR
dc.subjectTeatro modernopt_BR
dc.subjectCrítica teatralpt_BR
dc.titleModerno Vestido de Noiva: o discurso da crítica teatral na consagração de um marcopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Cardoso, Maria Abadia-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoVestido de Noiva está inserido na história do teatro brasileiro de forma definitiva e, de forma quase unânime, surge com a responsabilidade de assumir-se como o marco inaugural da modernidade em nossa cena. Compreender a consagração de uma marco dessa dimensão exige que pensemos amplamente o processo que culminou na impressão desse momento como instaurador de nossa modernidade teatral. Para compreender a construção e a continuidade deste marco é essencial conhecer todas as trajetórias e discursos que circundam esse acontecimento. Assim, mais do que compreender os índices de modernidade do texto dramatúrgico e as convicções do autor e dos diferentes sujeitos que estiveram envolvidos nesse processo, é imprescindível mergulhar-se no universo particular de criação e construção de saberes dos críticos teatrais, compreendendo seus caminhos, seus pressupostos e suas particularidades e dando especial atenção para os lugares sociais de onde partem essas críticas e o seu alcance. Dessa feita, a presente monografia buscou construir reflexões em torno das quais se tornasse possível compreender a consagração desse marco, desvelando a face aparentemente incólume do mesmo ao dialogar com discursos dissonantes que se esforçam no reconhecimento de um longo processo por trás da atualização de nossa cena. Enfim, foi essencial pensar de que forma o discurso da crítica teatral e a atuação estética e política desses sujeitos tornou-se determinante para a legitimação desse marco que foi, durante todo o percurso deste trabalho, o lugar de onde emanavam as questões que moveram a pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ModernoVestidoNoiva.pdfTCC519.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.