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dc.creatorLima Júnior, Guilherme Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-03-13T11:55:30Z-
dc.date.available2017-03-13T11:55:30Z-
dc.date.issued2017-02-02-
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, Guilherme Ferreira de. Os impactos do PAC no crescimento econômico regional : uma abordagem PósKeynesiana multissetorial. 2017. 70 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18159-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the effects of investments in road infrastructure for foreign trade with the BRICS, as well as their effects on the per capita growth of the Brazilian states. For this, a multisectoral model of export-led growth is constructed, which will be used as a reference in the empirical analysis, which advances in mathematical terms with the inclusion of infrastructure investments impacting trade between countries. The methodology employed in this work is that of panel data and the period of analysis comprises the years 2008 to 2013, due to the availability of data. The results are categorical, in order to demonstrate that the trade of the Brazilian states was affected by the PAC's road investments. The estimates were made in three cuts: all states; Southern and Southeastern states; And with the states of the Northeast, North and Central West. It is also possible to affirm that the economies of the South and Southeast states, which have a better infrastructure, had a positive impact on the investments of the PAC, while in the worst infrastructure regions, North, Northeast and Central West, investments Of the PAC had a negative impact on income; regions with a deficit infrastructure should have a positive impact on income when the infrastructure reaches a minimum level of competitiveness. Thus, it should be noted that PAC investments must be completed and stimulated in the North, Northeast and Central West regions to improve the economic performance of these regions.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectInfraestrutura (Economia) - Transportept_BR
dc.subjectDesenvolvimento regional - Brasilpt_BR
dc.subjectInfraestrutura rodoviáriapt_BR
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.subjectComércio exteriorpt_BR
dc.subjectDados em painelpt_BR
dc.subjectRoad infrastructurept_BR
dc.subjectEconomic growthpt_BR
dc.subjectForeign tradept_BR
dc.subjectPanel datapt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.titleOs impactos do PAC no crescimento econômico regional: uma abordagem PósKeynesiana multissetorialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Guilherme Jonas Costa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762560U7pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Fábio Henrique Bittes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732564P6pt_BR
dc.contributor.referee2Esteves, Luiz Alberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769109T2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4654516H8pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar os efeitos dos investimentos em infraestrutura rodoviária para o comércio exterior com os BRICS, bem como seus efeitos sobre o crescimento per capita dos estados brasileiros. Para tanto, constrói-se um modelo multissetorial de crescimento conduzido pelas exportações que será utilizado como referência na análise empírica, que avança em termos matemáticos com a inclusão dos investimentos em infraestrutura impactando o comércio entre os países. A metodologia empregada neste trabalho é a de dados em painel e o período de análise compreende os anos de 2008 a 2013, em função da disponibilidade de dados. Os resultados são categóricos, no sentido de demonstrar que o comércio dos estados brasileiros foram afetados pelos investimentos rodoviários do PAC. As estimações foram realizadas em três recortes: todos os estados; estados do Sul e Sudeste; e com os estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Pode-se afirmar, ainda, que as economias dos estados do Sul e Sudeste, que possuem uma melhor infraestrutura, tiveram um impacto positivo dos investimentos do PAC concluídos, enquanto que nas regiões de pior infraestrutura, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, os investimentos do PAC tiveram um impacto negativo na renda; regiões com uma infraestrutura deficitária devem sofrer um impacto positivo na renda quando a infraestrutura atingir um nível mínimo de competitividade. Com isso, pode-se destacar que os investimentos do PAC devem ser concluídos e estimulados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, para melhorar o desempenho econômico dessas regiões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.sizeorduration70pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.identifier.doiufu.http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.128-
dc.orcid.putcode81762213-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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