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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18151
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos, Fernando Cesar dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-13T11:09:42Z | - |
dc.date.available | 2017-03-13T11:09:42Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Fernando Cesar dos. Romantismo: concepções estéticas, culturais e historiográficas na obra Os Miseráveis (1862) de Victor Hugo. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18151 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Romantismo | pt_BR |
dc.subject | Os Miseráveis | pt_BR |
dc.subject | Progresso | pt_BR |
dc.subject | Idealização | pt_BR |
dc.title | Romantismo: concepções estéticas, culturais e historiográficas na obra Os Miseráveis (1862) de Victor Hugo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.referee1 | Costa, Rodrigo de Freitas | - |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Buscando compreender como o homem moderno se construiu e se modificou, sobretudo a partir do movimento estético do Romantismo e em suas concepções originais acerca da arte e da sociedade, abordamos a obra “Os Miseráveis” (1862), de Victor Hugo, na ânsia que revelar alguns elementos que se comportaram como preponderantes na construção deste indivíduo. A partir de sua idealização, Hugo nos remete a um contexto de grande ebulição política, social, artística e mesmo cultural em que vários paradigmas são colocas à prova por uma classe de artistas que busca romper com o poder instituído nos mais diversos elementos que compunham sua sociedade. Uma nova visão de mundo, representada com uma pulsante vibração estética, procurava redirecionar o caminho do homem moderno desembocando em exacerbações sentimentais, em inversão da lógica racionalista para uma idealização intuitiva, em concepções de projetos de nação baseadas na igualdade do indivíduo e em sua capacidade de autodeterminar-se diante da vida e da arte. Sendo assim, “Os Miseráveis” se coloca como obra romântica que visa ao progresso do homem, baseada no racionalismo, mas que visa constrói-se a partir da intuição idealizada e sentimental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 63 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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