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dc.creatorSantos, Fernando Cesar dos-
dc.date.accessioned2017-03-13T11:09:42Z-
dc.date.available2017-03-13T11:09:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernando Cesar dos. Romantismo: concepções estéticas, culturais e historiográficas na obra Os Miseráveis (1862) de Victor Hugo. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18151-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRomantismopt_BR
dc.subjectOs Miseráveispt_BR
dc.subjectProgressopt_BR
dc.subjectIdealizaçãopt_BR
dc.titleRomantismo: concepções estéticas, culturais e historiográficas na obra Os Miseráveis (1862) de Victor Hugopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.referee2Ramos, Alcides Freire-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoBuscando compreender como o homem moderno se construiu e se modificou, sobretudo a partir do movimento estético do Romantismo e em suas concepções originais acerca da arte e da sociedade, abordamos a obra “Os Miseráveis” (1862), de Victor Hugo, na ânsia que revelar alguns elementos que se comportaram como preponderantes na construção deste indivíduo. A partir de sua idealização, Hugo nos remete a um contexto de grande ebulição política, social, artística e mesmo cultural em que vários paradigmas são colocas à prova por uma classe de artistas que busca romper com o poder instituído nos mais diversos elementos que compunham sua sociedade. Uma nova visão de mundo, representada com uma pulsante vibração estética, procurava redirecionar o caminho do homem moderno desembocando em exacerbações sentimentais, em inversão da lógica racionalista para uma idealização intuitiva, em concepções de projetos de nação baseadas na igualdade do indivíduo e em sua capacidade de autodeterminar-se diante da vida e da arte. Sendo assim, “Os Miseráveis” se coloca como obra romântica que visa ao progresso do homem, baseada no racionalismo, mas que visa constrói-se a partir da intuição idealizada e sentimental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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