Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18069
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOviedo, Ana Beatriz Murillo-
dc.date.accessioned2017-02-20T17:11:53Z-
dc.date.available2017-02-20T17:11:53Z-
dc.date.issued2016-12-08-
dc.identifier.citationOVIEDO, Ana Beatriz Murillo. Análise dos processos de integração interfuncional em organizações orientadas para o mercado: um estudo na Costa Rica e no Brasil. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.605pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18069-
dc.description.abstractMarket orientation is a strategic perspective looking for knowledge generation and dissemination about context, to satisfy market needs. This market needs satisfaction must be searched through responsive strategies, involving the participation of several functions and hierarchical levels for the generation of market intelligence. Hence, market orientation occurs through interfunctional processes looking for attending market needs through information obtained from: competitors, consumers, customers, shoppers and suppliers. On the other hand interfunctional integration is about the efforts and tasks with active participation of many functions or departments of an organization, looking for the generations of improving results through perceptions union with formal and informal integration factors. Literature shows interfunctional integration as an antecedent for market orientation, and a list of nine market oriented integration factors. Nevertheless, these studies do not show how interfunctional integration is operationalized in the organizations in order to achieve market orientation. This research has the objective of analyzing how interfunctional integration process helps organizations to adopt market orientation strategies, on the Latin American Foods Industrial Sector. To do this, a Multi-Case study was conducted in Costa Rica and Brazil, with two market oriented firms. A total of 24 in depth interviews were realized between June and October 2016, with managers and supervisors from diverse departments such as marketing, commercial, logistics, finance and human resources. Moreover, for triangulation, integration level of the organizations was evaluated though a quantitative scale. Results show that both organizations have market oriented integration processes, as contact points involving more than three departments, to improve responsiveness. These processes are: innovation launch, products and service delivery, claims solution and innovation and improvements projects for a stronger market orientation. These processes require integration factors to help the achievement of results related to market orientation: responsiveness, market intelligence dissemination and customer satisfaction. Seven theoretical propositions are presented, with the aim of increasing elements to the knowledge of the operationalization of market orientation on organizations, through interfunctional integration.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMercado - Análisept_BR
dc.subjectAlimentos - Comérciopt_BR
dc.subjectAlimentos - Indústria - Brasilpt_BR
dc.subjectIntegração interfuncionalpt_BR
dc.subjectOrientação para o mercadopt_BR
dc.subjectResponsividadept_BR
dc.subjectIndústria de alimentospt_BR
dc.subjectCross-functional integrationpt_BR
dc.subjectMarket orientationpt_BR
dc.subjectResponsivenesspt_BR
dc.subjectFoods industrypt_BR
dc.titleAnálise dos processos de integração interfuncional em organizações orientadas para o mercado : um estudo na Costa Rica e no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Márcio Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518998U5pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8380114Y6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Orientação para o Mercado é uma perspectiva estratégica que preza a geração e a disseminação de conhecimento sobre o entorno para satisfazer as necessidades do mercado. Essa satisfação de necessidades de mercado deve ser buscada por meio de estratégias responsivas, que envolvam a participação de diversas funções e níveis organizacionais para geração da inteligência de mercado. Desta forma, a Orientação para o Mercado acontece por uma série de processos interfuncionais que buscam atender às necessidades do mercado, a partir de informações geradas por seus atores: clientes, concorrentes, consumidores, compradores, fornecedores. A Integração Interfuncional, por sua parte, são os esforços e trabalhos nos quais há participação ativa de várias funções ou departamentos de uma organização, buscando gerar melhores resultados a partir da união de percepções, por meio de fatores formais e informais. A literatura apresenta a Integração Interfuncional como um antecedente da Orientação para o Mercado, e uma lista de nove fatores de integração orientados para o mercado. Não obstante, esses estudos não mostram a forma como a Integração Interfuncional é operacionalizada para que as organizações consigam ser orientadas para o mercado. Essa pesquisa tem como objetivo analisar como o processo de integração interfuncional contribui para que as organizações consigam adotar estratégias de Orientação para o Mercado no contexto industrial de alimentos Latino Americano. Para isto, um estudo multicaso foi realizado na Costa Rica e no Brasil, com duas organizações orientadas para o mercado do setor de alimentos e bebidas. Entre junho e outubro de 2016, foram realizadas 24 entrevistas semiestruturadas com gerentes, líderes e supervisores dos departamentos de: marketing, comercial, logística, produção, planejamento, finanças, compras, recursos humanos. Além disso, com o intuito de triangular os dados, foi utilizada uma escala quantitativa para medir o nível de integração interfuncional nos processos estudados de cada organização. Os resultados mostraram que nas organizações são realizados processos de integração orientados para o mercado, isto é, pontos de contato que envolvem mais de duas ou três departamentos na organização com o intuito de melhorar a resposta que a organização oferece ao mercado. Estes processos são: Entrega de produtos e serviço, Lançamento de inovações, Solução de reclamações e projetos de inovação e melhoria interna para o fortalecimento da Orientação para o Mercado. Estes processos precisam de fatores de integração que facilitam o alcance de resultados relacionados à orientação para o mercado, como: responsividade, disseminação de conhecimento de mercado e satisfação do cliente. São apresentadas sete proposições teóricas geradas a partir desta pesquisa, com o intuito de acrescentar elementos ao conhecimento da operacionalização da Orientação para o Mercado dentro das organizações, por meio da Integração Interfuncional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration142pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.605pt_BR
dc.orcid.putcode81757222-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseProcessosIntegracao.pdfDissertação10.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.