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dc.creatorPereira, Sarita Araujo-
dc.date.accessioned2017-02-14T12:40:08Z-
dc.date.available2017-02-14T12:40:08Z-
dc.date.issued2016-10-19-
dc.identifier.citationPEREIRA, Sarita Araujo. A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.548pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18027-
dc.description.abstractThis research purpose is use technology sources to increase the possibilities of sound experiences by deaf students and to enhance the relation between music and hearing impairment by means of technology. The methodology comprises experimental methodology improved with sensory experiments, wich were performed using exploratory analysis categories. The study observed four teenagers aged from 17 to 23 years old in course of music learning who were enrolled in Cora Pavan Capparelli State Music School, in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. The research was divided into two major phases. The first phase (2014) included a bibliographical survey in order to support the authors thesis. In the second one (2015), the research developed in three stages related to experiments through the senses of touch and sight. During the experiments, the students could increase their ability to perceive and enjoy musical vibratory sensation from VIBRÁTIL, device designed in this research. The experience provided students with a greater understanding of sound and music universe in wich they live, as well as with self-awareness. In conclusion, technology may improve the relation between music and hearing impairment, for music is a sensory experience and, therefore, hearing-impaired people can take part in music universe mainly by means of vibrotactile simulators.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectHearing impairmentpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleA utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Traldi, Cesar Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261278Y7pt_BR
dc.contributor.referee1Shambeck, Regina Finck-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700333Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598A8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4443095P9pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, cujo objetivo é usar recursos tecnológicos para ampliar as possibilidades de experiências sonoras pelos estudantes de música surdos, busca aprimorar a relação música e surdez por meio da tecnologia. A metodologia usada traz a investigação experimental, enriquecida por experimentos sensoriais realizados por intermédio de categorias de análise exploratória. O estudo foi realizado com um grupo de quatro adolescentes em fase de conhecimento musical, com idades entre 17 e 23 anos, que estudam no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, na cidade de Uberlândia-MG. O estudo foi dividido em duas fases. Na primeira fase (2014), fez-se uma pesquisa bibliográfica que sustentasse o tema escolhido pela autora. A segunda fase (2015) centrou-se no desenvolvimento, em três etapas de experimentos, constituídos pela percepção tátil e visual. No decorrer dos experimentos, foi possível ampliar a capacidade dos Surdos perceberem e apreciarem as sensações vibratórias provocadas pela música por meio do equipamento VIBRÁTIL, dispositivo desenvolvido para este estudo. Além de maior compreensão do universo sonoro e musical no qual estão inseridos os Surdos, as experiências também auxiliaram na compreensão de si como indivíduos. Constatou-se, ao longo desta pesquisa, que a utilização de tecnologia facilita a relação entre música e surdez, e que a música é uma experiência sensorial, e que, portanto, é possível, sim, incluir os Surdos no universo musical utilizando-se, principalmente, de recursos vibrotáteis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.548pt_BR
dc.orcid.putcode81760109-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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