Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17997
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPosso, Nathalie Palomares-
dc.date.accessioned2017-02-09T10:50:44Z-
dc.date.available2017-02-09T10:50:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPOSSO, Nathalie Palomares. O Patriota: uma discussão histórica e cinematográfica nas páginas do IMDb. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17997-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectO Patriotapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleO Patriota: uma discussão histórica e cinematográfica nas páginas do IMDbpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee2Leão, Diego Marcos Silva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia é um desdobramento de um trabalho realizado na disciplina “História da América II” do curso de História da Universidade Federal de Uberlândia, onde pesquisei o filme O Patriota relacionando-o aos autores que discutiam o nacionalismo americano no período da Independência dos Estados Unidos da América. Para esse trabalho, procurei autores que falavam sobre a relação entre História e Cinema e cheguei à obra de Marc Ferro “Cinema e História”, onde o autor faz uma apologia ao uso do documento fílmico na investigação histórica e propõe uma metodologia para isso. Nela, Ferro diz da importância em se analisar o universo em que um filme é produzido e o público que o assiste. Dentro dessa preocupação em estudar os espectadores de O Patriota, cheguei ao site IMDb (Internet Movie Database) onde encontrei 1128 críticas escritas por internautas de todo o mundo sobre o filme. Naquele trabalho, o objetivo principal não era analisar esses comentários, assim, nessa monografia, o foco principal é questionar como um filme com uma história fictícia, mas com um contexto histórico, é entendido pelos espectadores. Para isso, iniciamos falando da abertura documental proposta por Jacques Le Goff que tornou o cinema um monumento para o historiador, e discutimos a obra de Marc Ferro e outros autores que falam do Cinema como documento histórico. O Patriota é dirigido por um alemão que é conhecido por ser especialista em ficções científicas, então falamos do espaço desse filme histórico dentro da filmografia do diretor. Fizemos o exercício de procurar relatar o roteiro do filme analisando os caminhos que ele percorre para demonstrar sua ideologia predominante: a de que os americanos lutaram por sua independência sozinhos e de maneira gloriosa, contra um exército inglês cruel e sanguinário. Lemos as críticas do IMDb, a princípio, procurando sinais de nacionalismo americano, tendo em vista que o filme teria tocado as pessoas com esse discurso. Entretanto, encontramos um verdadeiro debate histórico e cinematográfico entre pessoas do mundo todo, mas especialmente de americanos e ingleses, a respeito dos “erros” e “acertos” cometidos pelo filme. A noção histórica desses espectadores é, então, problematizada aqui, e mostramos, através desses comentários, como um filme considerado sem valor estético, desperta uma discussão tão rica em termos de análise, num espaço novo: o virtual, e a importância de, como historiadores, olharmos cada vez mais para esses espaços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration69pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PatriotaDicussãoHistórica.pdfTCC582.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.