Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Mariana Martins-
dc.date.accessioned2017-02-01T15:34:19Z-
dc.date.available2017-02-01T15:34:19Z-
dc.date.issued2016-03-17-
dc.identifier.citationPEREIRA, Mariana Martins. Saberes metodológicos para o ensino de matemática na perspectiva do pacto nacional pela alfabetização na idade certa. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.244pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17961-
dc.description.abstractThe proposal for the course of continuous training for Mathematics teachers of the initial years of elementary school, offered by the PNAIC (National Pact for the Literacy at the Right Age), in 2014, presents, through the “Cadernos de Formação” (Training Booklets), methodological frameworks aiming at collaborating with the teaching practice and, consequently, with the appropriation of the mathematical knowledge by the students at the literacy stage. In this regard, this research, linked to the field of Education in Sciences and Mathematics, intended, mainly, to study, analyze, understand and describe how the methodological knowledge about Mathematics teaching regarding Problem Solving, the History of Mathematics; the Information and Communication Technologies and the Games were approached by the PNAIC, in 2014, and establish relations of these approaches with the studies of different authors who study this theme. To perform this study and achieve the intended objectives, we chose a bibliographical research with a qualitative approach, for which we used, as research sources, official documents, scientific articles, books, Master’s dissertations and Doctoral thesis, in order to subsidize both the theoretical aspects of the theme being studied and the conditions of the analysis, seeking to address the research question. We found that, despite the fact that the “Training Booklets” address the four methodological alternatives, the emphasis is upon Problem Solving and Games. We also concluded that the work with Problem Solving and Games are close to the proposals by the scholars in the field considered in this study, however, there are detachments regarding the History of Mathematics and also regarding the Information and Communication Technologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Formação de professorespt_BR
dc.subjectEducação - Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPNAICpt_BR
dc.subjectMetodologias de Ensinopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching Methodspt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.titleSaberes metodológicos para o ensino de matemática na perspectiva do pacto nacional pela alfabetização na idade certapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792326E2pt_BR
dc.contributor.referee2Malusá, Silvana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240870A2pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA proposta para o curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, oferecido pelo PNAIC, em 2014, apresenta, por meio dos Cadernos de Formação, encaminhamentos metodológicos com vistas a colaborar para a prática docente e, consequentemente, para a apropriação dos conhecimentos matemáticos pelos alunos do ciclo de alfabetização. Nesse sentido, a presente pesquisa, vinculada à linha Educação em Ciências e Matemática, pretendeu, principalmente, estudar, analisar, compreender e descrever como os saberes metodológicos sobre o ensino de Matemática referentes à Resolução de Problemas, à História da Matemática, às Tecnologias da Informação e Comunicação e aos Jogos foram abordados pelo PNAIC, no ano de 2014, e estabelecer relações dessas abordagens com os estudos de diferentes autores que estudam a temática. Para realizar esse estudo e atingir os objetivos propostos, optou-se pela pesquisa com abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, para qual foram utilizados, como fonte de pesquisa, documentos oficiais, artigos de cunho científico, livros, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, para subsidiar tanto aspectos teóricos da temática estudada quanto condições para a análise, visando responder o problema da pesquisa. Constatou-se que, apesar dos cadernos de formação abordarem as quatro alternativas metodológicas, a ênfase se deu na Resolução de Problemas e nos Jogos. Concluiu-se também que o trabalho com a Resolução e Problemas e Jogos se aproxima das propostas dos estudiosos da área, considerados no presente estudo, entretanto, interpretou-se que há distanciamentos na História da Matemática e também nas Tecnologias da Informação e Comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration144pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.244pt_BR
dc.orcid.putcode81753239-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SaberesMetodologicosEnsino.pdfDissertação13.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.