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dc.creatorFaria, Saulo Coutinho de-
dc.date.accessioned2016-10-05T18:31:57Z-
dc.date.available2016-10-05T18:31:57Z-
dc.date.issued2016-05-24-
dc.identifier.citationFARIA, Saulo Coutinho de. Contando histórias, concebendo empresas: o papel das apresentações de negócios enquanto práticas estratégicas na criação de organizações. 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.339pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17842-
dc.description.abstractIn this research, the organization is understood as a happening of a set of practices and material arrangements; it ceases to be considered an entity and is then considered a socially situated event. In light of studies of the field of strategy as practice and entrepreneurship, which research how organizations are created, we investigate: how formal presentations of Internet companies, which are still a fiction, contribute to organizational emergency? We considered that the formal business presentations that entrepreneurs realize of their companies are strategic episodes for the (re)construction of these companies. The objective of the research was to analyze the role of formal business presentations for organizational emergence of Internet companies that are seen as fictions, which implies that they could not be more than a storytelling - a story told by the entrepreneur(s) who, at this stage, are, in many aspects, the organization itself. The research was guided by interpretive assumptions and was conducted in three stages: participant observation with field book records and analysis of videos and photos available online; semi-structured interviews with entrepreneurs; and another participant observation with records in field book, videos and photos. The results show that business presentations are part of a network of practices - pre-presentation, presentation and post-presentation practices - that can lead (or not) to the emergence of Internet companies. In this study, we show that this network has the practice of presentation as a central episode, not because during its realization occurs strategic thinking, since this is a moment for rehearsed and learned practices, but because the moment of their preparation (pre-presentation) and after its completion (post-presentation) generate and require strategic reflection on the organization that is ceasing to be fiction and becoming something concrete. This result moves the strategic episode status from the presentations to the post- and prepresentation moments, when there are performances of activities related to the direction and survival of the organization or even the "no establishment" of organizations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectArte de contar históriaspt_BR
dc.subjectEstratégia como práticapt_BR
dc.subjectApresentações de negóciospt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectEpisódios estratégicospt_BR
dc.subjectEmergência organizacionalpt_BR
dc.subjectStrategy as practicept_BR
dc.subjectBusiness presentationspt_BR
dc.subjectStrategic episodespt_BR
dc.subjectOrganizational emergencypt_BR
dc.titleContando histórias, concebendo empresas: o papel das apresentações de negócios enquanto práticas estratégicas na criação de organizaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Jacquelaine Florindo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756411Z8pt_BR
dc.contributor.referee1Padrão, Luis Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797159J6pt_BR
dc.contributor.referee2Coraiola, Diego Maganhotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776305P2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4638715T3pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, a organização é entendida como um acontecimento de um conjunto de práticas e arranjos materiais; ela deixa de ser considerada uma entidade e passa a ser considerada um acontecimento socialmente situado. À luz de estudos do campo da estratégia como prática e do empreendedorismo, que pesquisam como as organizações são criadas, nós investigamos: como as apresentações formais de negócios de Internet, que são ainda uma ficção, contribuem para a emergência organizacional? Nós consideramos que as apresentações formais de negócios que os empreendedores realizam de seus empreendimentos constituem episódios estratégicos para a (re)construção desses empreendimentos. O objetivo da pesquisa foi analisar o papel das apresentações formais de negócios para a emergência organizacional de empresas de Internet que estão no estágio em que são entendidas como ficções, o que implica que elas podem não passar de storytelling – uma história contada pelo(s) empreendedor(es) que, neste estágio, são, em diversos aspectos, a própria organização. A pesquisa foi orientada por pressupostos interpretativistas e conduzida em três etapas: observação participante com registros em caderno de campo e análise de vídeos e fotografias disponíveis online; entrevistas semiestruturadas com empreendedores; outra observação participante com registros em caderno de campo, em vídeos e fotografias. Os resultados da pesquisa mostram que as apresentações de negócios são parte de uma rede de práticas – práticas de pré-apresentação, apresentação e pós-apresentação − que podem levar – ou não – à emergência de empresas de Internet. Nesta pesquisa, mostramos que essa rede de práticas tem a apresentação como episódio central, não porque durante a sua realização ocorra a reflexão estratégica, visto que esse é um momento de práticas ensaiadas e aprendidas, mas sim porque o momento de sua preparação (pré-apresentação) e após a sua realização (pós-apresentação) geram e exigem a reflexão estratégica sobre a organização que está deixando de ser ficção e se tornando algo concreto. Esse resultado transfere o status de episódio estratégico das apresentações para os momentos pós e pré-apresentação, quando ocorrem as performances de atividades relacionadas com a direção e a sobrevivência da organização ou, ainda, a “não criação” das organizações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration183pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.339pt_BR
dc.orcid.putcode81757200-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
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