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dc.creatorSouza, Thaianne Lopes de-
dc.date.accessioned2016-09-28T12:23:28Z-
dc.date.available2016-09-28T12:23:28Z-
dc.date.issued2016-01-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Thaianne Lopes de. Concepções dos professores da educação básica sobre as feiras de ciência. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.15pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17790-
dc.description.abstractCurrently the Science fairs in Brazil have gained great incentive, examples are the regulations that the government has been implementing in education and the financing of public calls for events throughout the national territory. However, even with this incentive, some researchers point out that the scientific fairs and shows are still interpreted as an extemporaneous work by teachers. In order to know the views of basic education teachers about the fairs of Science, proposed to carry out this research. Given this situation, based mediation theory and sociocultural interaction Vygotsky (2001), the theory of instrumentalism Dewey (2002) and the proposed education through research Galiazzi e Moraes (2002), we sought to understand the importance of fair and their benefits as well as the presence in the talks of respondents. In order to analyze the answers of respondents, used to discourse analysis proposed by Eni Orlandi (2009), in which it is observed and is an interpretation of the speech of teachers, considering their interpretation and how to shape their thinking on the research object. In analyzing the results of the survey, it was noted that the teachers interviewed know the importance and objectives of science fairs, however experience difficulties that often does not allow these events to be carried out. In seeking to assist them to minimize these difficulties, it was realized the need for a product to make available guidance on how to develop research projects and assemblies of science fairs, that would provide an education for the research. Thus, resulting from research, was set up a blog and a booklet with texts, articles and report templates.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiências (ensino fundamental) - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensino - formação de professorespt_BR
dc.subjectEducação de basept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciapt_BR
dc.subjectFeiras de ciênciapt_BR
dc.subjectEducar pela pesquisapt_BR
dc.subjectTeoria sociohistóricapt_BR
dc.subjectInstrumentalismopt_BR
dc.subjectTeaching sciencept_BR
dc.subjectScience fairspt_BR
dc.subjectEducation through researchpt_BR
dc.subjectVygotsky's theorypt_BR
dc.subjectInstrumentalismpt_BR
dc.titleConcepções dos professores da educação básica sobre as feiras de ciênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adevailton Bernardo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770291A5pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402294P4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAtualmente as feiras de ciência no Brasil têm ganhado grande incentivo, um exemplo são as regulamentações que o governo vem implementando na educação e o financiamento de editais para realização de eventos em todo o território nacional. Entretanto, mesmo com este incentivo, alguns pesquisadores apontam que as feiras e mostras científicas ainda são interpretadas como um trabalho extemporâneo pelos professores e desvinculado de atividades institucionalizadas na escola. A fim de saber as concepções dos professores da educação básica sobre as feiras de ciência, propôs-se a realização dessa pesquisa. Embasados pela teoria de mediação e interação sociocultural de Vygotsky (2001), na teoria de instrumentalismo de Dewey (2002) e na proposta de educação pela pesquisa de Galiazzi e Moraes (2002), buscou-se compreender a visão dos professores sobre a importância da feira e seus benefícios, bem como a presença do tema na fala dos entrevistados. Com o intuito de analisar as respostas dos entrevistados, usou-se a análise de discurso proposta por Eni Orlandi (2009), na qual observa-se e faz-se uma interpretação das respostas, considerando a interpretação e como forma o pensamento sobre o objeto de pesquisa. Ao analisar os resultados, notou-se que os professores entrevistados sabem da importância e objetivos das feiras de ciência, entretanto vivenciam dificuldades que muitas vezes não permite que estes eventos sejam realizados. Na busca de auxiliar a minimizar essas dificuldades, percebeu-se ser necessário um produto que disponibilizasse orientações sobre como desenvolver projetos de pesquisas e montagens de feiras científicas, que proporcionassem uma educação pela pesquisa. Assim, como produto da pesquisa, montou-se um blog e uma apostila com textos, artigos e modelos de relatórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.15pt_BR
dc.orcid.putcode81767598-
dc.crossref.doibatchida330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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