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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17749
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Moraes, Ígor Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-21T13:17:13Z | - |
dc.date.available | 2016-09-21T13:17:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-18 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Ígor Andrade. Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.462 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17749 | - |
dc.description.abstract | Based on the possibility of real-time interaction with three-dimensional environments through an advanced interface, Virtual Reality consist in the main technology of this work, used in the design of virtual environments based on real Hydroelectric Plants. Previous to the process of deploying a Virtual Reality System for operation, three-dimensional modeling and interactive scenes settings are very importante steps. However, due to its magnitude and complexity, power plants virtual environments generation, currently, presents high computing cost. This work aims to present a methodology to optimize the production process of virtual environments associated with real hydroelectric power plants. In partnership with electric utility CEMIG, several HPPs were used in the scope of this work. During the modeling of each one of them, the techiniques within the methodologie were addressed. After the evaluation of the computional techniques presented here, it was possible to confirm a reduction in the time required to deliver each hydroelectrical complex. Thus, this work presents the current scenario about development of virtual hydroelectric power plants and discusses the proposed methodology that seeks to optimize this process in the electricity generation sector. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Companhia Energética de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Usinas hidrelétricas | pt_BR |
dc.subject | Otimização de modelagem tridimensional | pt_BR |
dc.subject | Motor de jogos | pt_BR |
dc.subject | Virtual Reality | pt_BR |
dc.subject | 3D modeling optimization | pt_BR |
dc.subject | Game engine | pt_BR |
dc.subject | Hydroelectric power plant | pt_BR |
dc.title | Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas | pt_BR |
dc.title.alternative | A methodology for optimized generation of virtual environments based on real hydroelectric power plants | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lamounier Júnior, Edgard Afonso | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Alexandre | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aquino, Renato | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773910T2 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Siscoutto, Robson Augusto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610H6 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8741552T4 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Fundamentada na possibilidade de interação, em tempo real, com ambientes tridimensionais por meio de uma interface avançada, a Realidade Virtual constitui a tecnologia principal deste trabalho, utilizada na concepção de ambientes virtuais baseados em Usinas Hidrelétricas (UHEs). Anterior ao processo de implantação de um sistema de Realidade Virtual para operação, a modelagem tridimensional e a montagem das cenas interativas são etapas de extrema importância. Entretanto, devido à sua magnitude e complexidade, a geração de ambientes virtuais de usinas hidrelétricas, atualmente, tem tido um alto custo computacional. Assim, este trabalho visa apresentar uma metodologia capaz de otimizar o processo de produção de ambientes virtuais associados a hidrelétricas reais. Em parceria com a concessionária de energia elétrica – Cemig, diversas UHEs foram utilizadas no escopo deste trabalho. Durante a modelagem de cada uma delas, as técnicas que compõe a metodologia foram abordadas. Após avaliação do uso das técnicas computacionais aqui propostas, comprovou-se redução do tempo necessário para a entrega de cada complexo hidrelétrico. Assim, esta dissertação apresenta o cenário atual do desenvolvimento de usinas hidrelétricas virtuais e discute a metodologia proposta que busca a otimização deste processo no setor de geração elétrica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 95 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.462 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81754469 | - |
dc.crossref.doibatchid | 79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
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