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dc.creatorBarcelos, Ivana Borges-
dc.date.accessioned2016-09-21T13:00:16Z-
dc.date.available2016-09-21T13:00:16Z-
dc.date.issued2016-02-24-
dc.identifier.citationBARCELOS, Ivana Borges. História, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da pirataria. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17745-
dc.description.abstractWe seek, through this work, to understand the construction of the pirates’ images from the Golden Age of Piracy (late seventeenth through early eighteenth century) through the observation of the circulation of these images, which are not limited to one field of knowledge. We take into account the importance of the book “A General History of the robberies and murders of the most notorious pirates...” written by Charles Johnson for these constructions, not only literary, but also historiographical provided that the stories of pirates and piracy gained ground in historiography from the twentieth century on. We also seek to show that this historiographical space arises opposed to an apparent historiographical silence about these stories that lasts for about two centuries, related to a new way of writing history in the aesthetic regime, where it arises as a science through a poetics of knowledge, of which the philosopher Jacques Rancière helps us reflect. Lastly, reflecting upon how these images of pirates circulate nowadays, we seek to understand the historicity of the pirates’ images within that aesthetic regime based on some scenes of the film series Pirates of the Caribbean by Disney™.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectPiratas - Históriapt_BR
dc.subjectJohnson, Charles - Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosospt_BR
dc.subjectPirataspt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectRegime estéticopt_BR
dc.subjectHistoricidade das imagens cinematográficas dos pirataspt_BR
dc.subjectPiratespt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectAesthetic regimept_BR
dc.subjectHistoricity of the cinematographic images of piratespt_BR
dc.titleHistória, literatura e cinema: um debate sobre a historicidade das imagens dos piratas e da piratariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769267E7pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771589U1pt_BR
dc.contributor.referee2Hering, Fábio Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761716Y6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440551Z9pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoProcuramos, por meio deste trabalho, compreender a construção das imagens dos piratas da Era de Ouro da pirataria (fins do século XVII até início do XVIII) a partir da observação da circulação dessas imagens que não se restringem a um só campo do saber. Levamos em consideração a importância do livro Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos escrito por Charles Johnson para essas construções, não só literárias, mas também historiográficas a partir do momento em que as histórias dos piratas e da pirataria ganham espaço na historiografia a partir do século XX. Procuramos também evidenciar que esse espaço historiográfico surge em contraposição a um aparente silêncio historiográfico sobre essas histórias que dura cerca de dois séculos, relacionado a um novo modo de escrever a história dentro do regime estético, onde ela se coloca como ciência a partir de uma poética do saber, sobre a qual o filósofo Jacques Rancière nos ajuda refletir. E, por último, refletindo acerca do modo como essas imagens dos piratas circulam atualmente, buscamos compreender a historicidade das imagens dos piratas dentro do regime estético a partir de algumas cenas da série de filmes Piratas do Caribe da Disney®.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.114pt_BR
dc.orcid.putcode81764326-
dc.crossref.doibatchida330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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