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dc.creatorMartins, Cinthia Cristina de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-09-21T11:42:39Z-
dc.date.available2016-09-21T11:42:39Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationMARTINS, Cinthia Cristina de Oliveira. Entre propostas e reformas: trajetórias e disputas na organização curricular do ensino de História (1971-1987). 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.165pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17736-
dc.description.abstractThe history teaching has established itself as an important subject of debate and academic productions related to graduate and postgraduate programs in the areas of Education and History. However, this disseminated history teaching in elementary schools throughout the second decade of this century is the result of discussions and choices made in the early years of the 1970s and 1980s. For this, we affirm that to critically know the school education currently produced we should first understand the same development process. This argumentative paper presents the teaching of history at the peak of the brazilian civil/military dictatorship (beginning of the 1970s) emphasizing the importance of Social Studies and Moral and Civic Education contents for the organization of teaching from the ideological precepts of government. It shows the historicity of Social Studies and the extent to which the Novista-school project approaches and distanced itself from the model applied during the military government. We propose some curricular changes for teaching in the 1st, 2nd and 3rd levels, highlighting the intentions behind these. At this juncture of educational change proposals we present some organization forms of the teaching category in favor of resisting the educational and labor losses that result from these deployment. And at that moment we emphasize the importance of History Teachers Association (ANPUH) in organizing forms of resistance and combat of the proposed changes. Reaching the transition from the civil-military to civilian regime, in the mid-1980s, knowing the proposal for curriculum reform of the history education in the São Paulo educational system, we discuss the press influence as representative of the converging interests of a society and government conservative segment, in disqualifying the proposal produced by teachers of 1st and 2nd levels, which composed the technical history staff. The convergence of this debate results in understanding how the school curriculum consists of a major field of ideological disputes between government, teachers and society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensino - 1971-1987pt_BR
dc.subjectCurrículos - Mudançapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Currículos - Planejamentopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.titleEntre propostas e reformas: trajetórias e disputas na organização curricular do ensino de História (1971-1987)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771589U1pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Dilma Andrade de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782445Y9pt_BR
dc.contributor.referee2Inácio, Paulo César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777877Z6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4448022U4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO ensino de História se consolidou como relevante objeto de debates e produções acadêmicas relacionadas aos cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas de Educação e História. Todavia, esse ensino de história disseminado nas escolas de educação básica ao longo da segunda década do século XXI é fruto das discussões e escolhas feitas nos anos iniciais das décadas de 1970 e 1980. Por tal, afirmamos que, para conhecer criticamente o ensino escolar produzido atualmente, deve-se, primeiramente, compreender o processo de desenvolvimento do mesmo. Este trabalho dissertativo apresenta o ensino de História que se tinha no auge da ditadura civil/militar brasileira – início da década de 1970, evidenciando a importância dos conteúdos Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica para a organização do ensino, a partir dos preceitos ideológicos do governo. Evidencia a historicidade dos Estudos Sociais, e em que medida o projeto escola-novista se aproximava, e se distanciava, do modelo aplicado no governo militar. Enaltece algumas propostas de mudanças curriculares para o ensino de 1º, 2º e 3º graus, destacando as intencionalidades por detrás destas. Nesta conjuntura de propostas de mudanças educacionais, apresenta algumas formas de organização da categoria docente em prol de resistir às derrotas educacionais e trabalhistas, que resultariam da implantação destas. E neste momento, destaca a importância da Associação de Professores de História (ANPUH) na organização de formas de resistência e combate às mudanças propostas. E, ao avançar para o período de transição do regime civil-militar para o civil, em meados da década de 1980, destaca a Proposta de Reforma Curricular do Ensino de História, do sistema educacional paulista. Nesta conjuntura, problematiza qual foi a influência exercida pela imprensa, enquanto representante dos interesses convergentes de uma parcela conservadora da sociedade e do governo, no desqualificar dessa proposta, produzida professores de 1º e 2º graus, que compunham a Equipe Técnica de História. A convergência deste debate resulta em compreender como que o currículo escolar consiste em um importante campo de disputas entre o governo, professores e sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.165pt_BR
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
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