Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17564
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Rede de aprendizagem em robótica : uma perspectiva educativa de trabalho com jovens
Autor: Barbosa, Fernando da Costa
Primer orientador: Souza Junior, Arlindo José de
Primer miembro de la banca: Burnham, Teresinha Froes
Segundo miembro de la banca: Cesar, Danilo Rodrigues
Tercer miembro de la banca: Takahashi, Eduardo Kojy
Cuarto miembro de la banca: Oliveira, Guilherme Saramago de
Resumen: A presente pesquisa buscou compreender qual a perspectiva do desenvolvimento de um trabalho coletivo de robótica educacional com estudantes do ensino médio. O trabalho iniciou-se a partir do desenvolvimento de atividades do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola da rede estadual de Ensino de Minas Gerais. O processo de produção dos dados desta pesquisa foi realizado através do acompanhamento da trajetória de estudantes do ensino médio que participaram das oficinas de robótica na referida escola pública e foram selecionados para dar continuidade ao projeto na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia. Posteriormente, esses sujeitos estiveram envolvidos em atividades relacionadas aos campeonatos de Robótica, perpassando por diferentes espaços em escolas públicas e particulares de educação básica, Universidade e Organização Não Governamental. Os dados da pesquisa foram registrados por meio de fotografias, vídeos, notas de campo, documentos produzidos pelos participantes e oriundos da internet, como a rede social Facebook, questionários e principalmente entrevistas. No processo de análise dos dados, foram constituídos os seguintes eixos: Movimento de aprendizagem em Rede com Robótica, Os Diferentes Papéis nos Acontecimentos de Robótica e Experiências em Engenharia e Tecnologia. Por meio desses eixos passamos a compreender qual a trajetória do processo de constituição de uma rede de aprendizagem de robótica educacional que se encontra em expansão e consolidação. Nessa, os participantes da pesquisa exerceram diferentes papéis, os quais lhes deixam marcas responsáveis pela sua transformação. Como marcas mais evidentes, detectamos a construção e programação de robôs, as quais, à medida que se avançaram os estudos sobre o assunto, desenvolveram, nos sujeitos, autonomia, colaboração, compartilhamento e autoria tecnológica
Abstract: The present research sought to comprehend what is the development perspective of a collective work of educational robotics with high school students. The work started from the development activities Mathematics Sub Project of PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship) in a school network from the state of Minas Gerais. The production process of data of this research was done through the follow up of high school students that participated in workshops robotics at the mentioned public school and were selected to continue the project at the Faculty of Mechanical Engineering in Federal University of Uberlândia (UFU). Subsequently, these students were involved in activities related to Robotics championships, elapsed through different spaces in public and private schools of basic education, University and Non-Governmental Organization. The data at the research were registered by photos, videos, field notes, documents produced by the participants and arising from internet like the social media Facebook, questionnaires and, mainly, interviews. At the analysis process of data the followed axes were constituted: Movement Learning Network with Robotics; The Different Roles at the Robotics Events and Experiences in Engineering and Technology. By this axes we understand what is the trajectory of the constitution process of a learning network in educational robotics that we find in expansion and consolidation. In this network the research participants performed different roles which left imprints responsible for their transformation. As a more evident imprint, we detected the robot construction and programming, which as for as they moved their studies forward, they developed the subject autonomy, collaboration, sharing and technological authorship.
Palabras clave: Educação
Robótica
Matemática (Ensino médio)
Engenharia mecânica - Matemática
Robótica educacional
Rede de aprendizagem
Papéis
Engenharia e Tecnologia
Ensino médio
Educational robotics
Teaching network
Roles
Engineering and Technology
High school
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Ubelândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: BARBOSA, Fernando da Costa. Rede de aprendizagem em robótica : uma perspectiva educativa de trabalho com jovens. 2016. 366 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.62
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.62
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17564
Fecha de defensa: 14-abr-2016
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RedeAprendizagemRobotica.pdfTese12.05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.