Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPires, Robson Miguel-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:52Z-
dc.date.available2016-06-17-
dc.date.available2016-06-22T18:48:52Z-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.citationPIRES, Robson Miguel. Letramento digital em livros didáticos de Língua Portuguesa. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.213por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17492-
dc.description.abstractThis present study analyses whether the Portuguese textbooks contribute to students\' digital literacy. To accomplish this research, we have selected seven Portuguese books from the 6th grade (primary school, late years), approved by the Textbook Guide of the National Textbook Program (Portuguese for PNLD-2014). To analyse them, the background theoretical information is anchored in the field of digital literacy, supports discussion and in the study of discursive genders (digital). The methodology is qualitative with bibliographic and documentary bias. To apply it, we have built a table and a graph that rank the books with more digital terms. With these data, we have selected two books for analysis. Our results point out that they do contribute to the digital literacy of the students, with reading and writing activities focusing on the diversity of digital genera that circulates in the network society. However, this result is still little within the universe of the seven analysed books. If we extend this number for the 12 books that have been approved by the PNLD/2014, we observe that the result is even smaller. Therefore, Portuguese textbooks need to address more digital genera, because they do contribute to the digital literacy development of the students who live increasingly in a digital society.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectGêneros digitaispor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectDigital literacyeng
dc.subjectDigital generaeng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectLivros didáticos - Avaliaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspor
dc.titleLetramento digital em livros didáticos de Língua Portuguesapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Diva Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731788U6por
dc.contributor.referee1Araújo, Marcelo Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778247Y7por
dc.contributor.referee2Dias, Anair Valênia Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735856D6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4170290A8por
dc.description.degreenameMestre em Tecnologias, Comunicação e Educaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho analisa se os livros didáticos de Língua Portuguesa contribuem para o letramento digital de alunos. Para realização desta pesquisa, selecionamos sete livros de Língua Portuguesa, do 6º ano, do Ensino Fundamental Anos Finais, aprovados pelo Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2014). Para analisá-los, a fundamentação teórica está ancorada no letramento digital, na discussão de suporte, no estudo dos gêneros discursivos (digitais). A metodologia é de natureza qualitativa com viés bibliográfico e documental. Para aplicá-la, construímos uma tabela e um gráfico que mensuram os livros com mais termos digitais. Com esses dados, selecionamos dois livros para análise. O resultado das análises aponta, que eles contribuem para o letramento digital dos alunos, com atividades de leitura e escrita, com foco na diversidade de gêneros digitais que circulam na sociedade em rede. Todavia, esse resultado é ainda pouco dentro do universo dos sete livros analisados. Se ampliarmos esse número para os 12 livros, os quais foram aprovados pelo PNLD/2014, observamos que o resultado é ainda menor. Portanto, os livros didáticos de Língua Portuguesa precisam abordar mais gêneros digitais, pois eles contribuem para o desenvolvimento do letramento digital de alunos que vivem cada vez mais numa sociedade digital.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.213pt_BR
dc.orcid.putcode81753954-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LetramentoDigitalLivros.pdf7.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.