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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17492
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Pires, Robson Miguel | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:48:52Z | - |
dc.date.available | 2016-06-17 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:48:52Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-04 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Robson Miguel. Letramento digital em livros didáticos de Língua Portuguesa. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.213 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17492 | - |
dc.description.abstract | This present study analyses whether the Portuguese textbooks contribute to students\' digital literacy. To accomplish this research, we have selected seven Portuguese books from the 6th grade (primary school, late years), approved by the Textbook Guide of the National Textbook Program (Portuguese for PNLD-2014). To analyse them, the background theoretical information is anchored in the field of digital literacy, supports discussion and in the study of discursive genders (digital). The methodology is qualitative with bibliographic and documentary bias. To apply it, we have built a table and a graph that rank the books with more digital terms. With these data, we have selected two books for analysis. Our results point out that they do contribute to the digital literacy of the students, with reading and writing activities focusing on the diversity of digital genera that circulates in the network society. However, this result is still little within the universe of the seven analysed books. If we extend this number for the 12 books that have been approved by the PNLD/2014, we observe that the result is even smaller. Therefore, Portuguese textbooks need to address more digital genera, because they do contribute to the digital literacy development of the students who live increasingly in a digital society. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Letramento digital | por |
dc.subject | Gêneros digitais | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Digital literacy | eng |
dc.subject | Digital genera | eng |
dc.subject | Textbooks | eng |
dc.subject | Livros didáticos - Avaliação | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Tecnologia educacional | por |
dc.subject | Educação - Efeito das inovações tecnológicas | por |
dc.title | Letramento digital em livros didáticos de Língua Portuguesa | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Diva Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731788U6 | por |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Marcelo Marques | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778247Y7 | por |
dc.contributor.referee2 | Dias, Anair Valênia Martins | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735856D6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4170290A8 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa se os livros didáticos de Língua Portuguesa contribuem para o letramento digital de alunos. Para realização desta pesquisa, selecionamos sete livros de Língua Portuguesa, do 6º ano, do Ensino Fundamental Anos Finais, aprovados pelo Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2014). Para analisá-los, a fundamentação teórica está ancorada no letramento digital, na discussão de suporte, no estudo dos gêneros discursivos (digitais). A metodologia é de natureza qualitativa com viés bibliográfico e documental. Para aplicá-la, construímos uma tabela e um gráfico que mensuram os livros com mais termos digitais. Com esses dados, selecionamos dois livros para análise. O resultado das análises aponta, que eles contribuem para o letramento digital dos alunos, com atividades de leitura e escrita, com foco na diversidade de gêneros digitais que circulam na sociedade em rede. Todavia, esse resultado é ainda pouco dentro do universo dos sete livros analisados. Se ampliarmos esse número para os 12 livros, os quais foram aprovados pelo PNLD/2014, observamos que o resultado é ainda menor. Portanto, os livros didáticos de Língua Portuguesa precisam abordar mais gêneros digitais, pois eles contribuem para o desenvolvimento do letramento digital de alunos que vivem cada vez mais numa sociedade digital. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.213 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81753954 | - |
dc.crossref.doibatchid | 51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
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