Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorUrata, Tamíris Divina Clemente-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:30Z-
dc.date.available2012-10-11-
dc.date.available2016-06-22T18:48:30Z-
dc.date.issued2012-07-30-
dc.identifier.citationURATA, Tamíris Divina Clemente. Estudo dos fatores que influenciam práticas didático-pedagógicas de professores de química. 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.344por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17362-
dc.description.abstractThis research is characterized as a qualitative research case study, which aims to recognize the factors that influence the professional practice of chemistry teachers working in basic education. To this were used as instruments to collect data and the descriptive memorial semi structured autobiographical, as did a rescue story of the lives of teachers. We selected two subjects of research graduates in chemistry and worked in the school to participate in this research. By means of the data collection was possible to know the views of teachers on various factors surrounding the teaching practice such as the importance of the trial lessons for teaching chemistry and the use of other teaching resources that can assist in the development a significant class, their relationships and institutions that act on the selection process for admission to institutions of higher education, the training they had, ways to assess their students, among others. And by the analyzed data with the theoretical cross was possible to realize that several of these factors influence the teaching practice, is motivating, discouraging or limiting the action of the teacher in the classroom. These data allowed us to reflect on the importance of the context of teaching performance for its didactic teaching, since a number of situations in the school environment can influence the teaching.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas didático-pedagógicaspor
dc.subjectProfessores de químicapor
dc.titleEstudo dos fatores que influenciam práticas didático-pedagógicas de professores de químicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silveira, Hélder Eterno da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761611H9por
dc.contributor.referee1Barzano, Marco Antônio Leandro-
dc.contributor.referee2Coimbra, Camila Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718921D1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276524Z4por
dc.description.degreenameMestre em Químicapor
dc.description.resumoEsta investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, a qual tem por objetivo estudar os fatores que influenciam a prática e escolhas metodológicas de professores de química que atuam na educação básica. Para tal foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o memorial descritivo e a entrevista semiestruturada de caráter autobiográfico, pois fizemos um resgate da história de vida dos professores. Foram selecionados dois sujeitos de pesquisa licenciados em química e que atuam no ensino médio para participarem desta investigação. Por meio dos instrumentos de coleta de dados foi possível conhecer as concepções dos professores acerca de vários fatores que influenciam a prática docente tais como, a importância das aulas experimentais para o ensino de química e a utilização de recursos didáticos que podem auxiliar o desenvolvimento de suas aulas, as relações institucionais estabelecidas, os interferentes dos processos seletivos de ingresso às instituições de ensino superior, a formação inicial, as formas de avaliar seus alunos, entre outras. Por meio dos dados analisados cotejados com os referenciais teóricos foi possível percebermos que vários destes fatores influenciam a prática docente, seja motivando, desmotivando ou limitando a ação do professor em sala de aula. Esses dados nos permitiram refletir sobre a importância do contexto de atuação docente para sua prática didático pedagógica, visto que várias situações do ambiente escolar podem influenciar a ação docente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.344-
dc.orcid.putcode81767315-
dc.crossref.doibatchid1f65150e-8eb1-4458-b86e-7d2425029875-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.