Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17225
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Azôr, Ana Mafalda Guedes Cabral Caminha Vasselo | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:48:06Z | - |
dc.date.available | 2008-03-25 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:48:06Z | - |
dc.date.issued | 2005-06-06 | - |
dc.identifier.citation | AZÔR, Ana Mafalda Guedes Cabral Caminha Vasselo. Abrigar...desabrigar: conhecendo o papel das famílias no processo de institucionalização / desinstitucionalização de abrigados. 2005. 238 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17225 | - |
dc.description.abstract | This study aims to know the process of institutionalization and disinstitutionalization of the child or adolescent through the parent and adolescent s perspectives. It points out the factors that contributed to the internment, the changes in the family structure during internment, what contributed to the adolescent reintegration in the biological family and the families situation after disinstitutionalization. This research encompasses five families chosen through preestablished criteria. Semistructured interviews with parent(s), adolescents and shelter director were carried out along with the analysis of socioeconomical identification records, entities register books, adolescents information files and field logs. The interviews and identification files were used to analyse the follwing aspects:the institutionalization process, internment period, time of detachment, entity role and current family situation. The data examined through the other tools helped to corroborate and analyse the aspects metioned. The results showed multifactor causes of institutionalization associated with poorness, low sociopsychological support, parent absence or abandonment and family disruption.The internment period was painful to both parents and children although beneficial to the later The instituions role, the wish and parents financial restructure helped the disinstitutionalization process despite the difficulties related to the school and family situation during detachment, suggesting a demand for professional support. The intervention should be grounded on public policies and observe the material and psychological impairment of the families through the comprehension of the internment causes as well as the knowledge of the parents internal and external resources. Despite its ideosyncrasies the entity supports both parents and adolescents, however, it has to define itself through the child and adolescent development, the work with staff and family and the reasoning on the paradigm established for its padagogical proposal. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Adolescente | por |
dc.subject | Abrigo | por |
dc.subject | Desinstitucionalização | por |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Adolescent | eng |
dc.subject | Entity | eng |
dc.subject | Disinstitutionalization | eng |
dc.title | Abrigar...desabrigar: conhecendo o papel das famílias no processo de institucionalização / desinstitucionalização de abrigados | por |
dc.title.alternative | Shelter...deprive of shelter: knowing the role of families in the institutionalization/disinstitutionalization of sheltered adolescents | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Vectore, Celia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763868A4 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745425D0 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Psicologia Aplicada | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou conhecer o processo de institucionalização/desinstitucionalização do adolescente, abrigado por um período de tempo em uma instituição do município de Uberaba, por meio da ótica do genitor e do adolescente. Foram apontados os aspectos que contribuíram para o abrigamento do adolescente; as alterações ocorridas na estrutura familiar durante o período de abrigamento; os aspectos que contribuíram para a reinserção do adolescente na família biológica e a situação das famílias após a desinstitucionalização dos filhos. Esta pesquisa, que tem cunho qualitativo, realizou-se com cinco famílias, em suas respectivas casas, escolhidas em função de critérios definidos a priori. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas com o(s) genitor(es), adolescentes e diretor do abrigo; fichas de identificação socioeconômica; foram verificados os livros de registros do abrigo; as pastas arquivadas com informações dos adolescentes e diários de campo da pesquisa. Através das entrevistas e das fichas de identificação, analisaram-se os seguintes aspectos: processo de institucionalização; período de abrigamento; período de desligamento; representação da instituição e situação atual das famílias. Os dados, obtidos através dos outros instrumentos, auxiliaram na corroboração e análise dos aspectos supra citados. Os resultados apontaram que as causas da institucionalização são multifatoriais, associadas com pobreza, carência de rede de apoio sócio-psicológica para a família, ausência da figura paterna, abandono da mãe e desestruturação familiar. O período de abrigamento apresentou-se doloroso para filhos e genitores, entretanto, vantajoso para estes últimos, diante das vicissitudes da vida. O trabalho das instituições envolvidas, o desejo e a reestruturação financeira dos genitores foram fatores que auxiliaram no desligamento dos adolescentes, entretanto, os resultados apontaram dificuldades referentes à escola e situação familiar no período pós desligamento, sugerindo a importância de acompanhamentos profissionais. A intervenção de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, entre outros, deve ancorar-se em políticas públicas e contemplar a fragilidade material e psíquica das famílias, através da compreensão das causas do abrigamento e do reconhecimento dos recursos internos e externos dos genitores. O abrigo, a despeito de idiossincrasias, representa um apoio aos genitores e adolescentes; entretanto, alicerçado no desenvolvimento da infância e juventude, no trabalho com funcionários, com famílias e na reflexão do paradigma que subjaz, deve (re)definir a sua proposta pedagógica. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81766840 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AbrigarDesabrigarConhecendo.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.