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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17173
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos, Tiago Regis Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:48:01Z | - |
dc.date.available | 2013-02-19 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:48:01Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Tiago Regis Cardoso. Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.360 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17173 | - |
dc.description.abstract | The aim of this study was investigate the relationship between the Training Impact at Work, the dependent variable, and the set of individual variables, Motivation to Learn, Motivation and Value Transfer Instructional Training (divided into Relevance and Utility) and the contextual variable Perceived Organizational Support in 95 participants. |Results of Pearson\'s r indicated that the impact correlates with the Motivation to Learn, with Utility and Importance. Already a stepwise multiple regression analyzes indicated that the Importance and Motivation Learning together explain 14% of the variance of Impact, and the Motivation to Transfer, Utility and Perceived Organizational Support were not predictive. Two groups were divided based in Engagement Initiative in Training: 1) engaged by their own initiative, and 2) engaged by company\'s request. Comparing the averages of group‟s with t student, group 1 realized greater Utility, and lower Importance and Perceived Organizational Support than second group. Therefore planned trainings must be conducted considering predictor variables, providing specific support for training. New studies about the characteristic Engagement Initiative in Training are suggested because it seems to be an important explanation for the results of Importance and Usefulness of Training in this sample. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Efetividade de treinamento | por |
dc.subject | Transferência | por |
dc.subject | Suporte organizacional | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Valor instrumental | por |
dc.subject | Effectiveness of training | eng |
dc.subject | Transfer | eng |
dc.subject | Perceived organizational support | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Instrumental value | eng |
dc.subject | Treinamento | por |
dc.subject | Motivação (Psicologia) | por |
dc.subject | Aprendizagem - Aspéctos psicológicos | por |
dc.title | Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gomide Junior, Sinesio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786920J6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131980Y8 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Psicologia | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o Impacto do Treinamento no Trabalho, a variável dependente, e um conjunto de variáveis individuais, Motivação para Aprender, Motivação para Transferir e Valor Instrucional do Treinamento (cujas dimensões são Importância e Utilidade) e uma variável contextual, Percepção de Suporte Organizacional, em 95 participantes. Os resultados de r de Pearson indicaram que o Impacto correlaciona-se com a Motivação para Aprender, com a Utilidade e com a Importância. Já a regressão múltipla stepwise indicou que a Importância e a Motivação para Aprender explicam juntas 14% da variância do Impacto, sendo que a Motivação para Transferir, Utilidade e a Percepção de Suporte Organizacional não foram preditoras. Foram separados dois grupos a partir da característica Iniciativa para o Engajamento no Treinamento: 1) engajados por iniciativa própria, e 2) engajados a pedido da empresa. Comparando as médias dos grupos com t student, verifica-se que o grupo 1 percebeu Utilidade maior, e Percepção de Suporte Organizacional e Importância menores do que o grupo 2. Portanto, deve-se realizar treinamentos planejados considerando variáveis preditoras e oferecer suportes específicos para treinamentos. Novos estudos sobre a característica Iniciativa para o Engajamento no Treinamento são sugeridos, pois ela parece ser uma importante explicação para os resultados de Importância e Utilidade do Treinamento nesta amostra. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.360 | - |
dc.orcid.putcode | 81766556 | - |
dc.crossref.doibatchid | d08e2949-21b4-4b91-b223-d09f1b847d90 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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