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dc.creatorNascimento, Christiane Moura-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:47:57Z-
dc.date.available2012-02-06-
dc.date.available2016-06-22T18:47:57Z-
dc.date.issued2011-08-19-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Christiane Moura. Entre a queima e o que consome: a chama-da publicidade às mulheres. 2011. 239 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.76por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17142-
dc.description.abstractThe woman becomes the subject through the culture. During postmodernity the rules of consumption lead the human relations, the insatiability of the whishes and the instant continuous happiness are social orders. The media transmit broadcast, especially through television, the most popular mass-media in Brazil. Through advertising everyone whatches itself on the opportunity of becoming the subject through the pictures associated to the advertised products. Our aim is to investigate the subjective formations directed woman through Brazilian advertising. This analysis has been realized using the psychoanalytic method, which on interface between psyche and culture, investigates the field of subconscious human senses. The analysis, for each advertising has been carried on through the following steps: selection of four TV advertisings, referred to women‟s cosmetics and personal hygiene products, detailed description of the pictures through a chart analysis, analysis of the arisen senses and comparison with the theoretical reference, andsynthesis of conclusion. The process of the above mentioned analysis was inspired by Herrmann, who proposes that we should let the inquired problem reveals itself in itshuman significancy,,then to lean over other, and thus to create an interpretive matrix through emerged senses on the two firsts statements; and, in this manner, part fromit (the matrix), to investigate a third problem, that reveal itself on other sense or on field‟s rupture. The first advertising reveals the fallus power circulation; in the second one, the completion‟s notion; in the third, the human distortion‟s process; and in the fourth one, the lingering of a feminine condition. To conclude we debated, through the emerged senses by the four advertisings, the postmodernity woman‟ subjective condition, passed over the absence.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectPsicanálise,por
dc.subjectConsumopor
dc.subjectPublicityeng
dc.subjectWomaneng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectPsicologia aplicadapor
dc.subjectMulheres e psicanálisepor
dc.titleEntre a queima e o que consome: a chama-da publicidade às mulherespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Carlos Avelino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706955A3por
dc.contributor.referee1Romera, Maria Lucia Castilho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794565Z0por
dc.contributor.referee2Kodato, Sergio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701830J4por
dc.contributor.referee3Albertini, Paulo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767157Y9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486351U3por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoA mulher se torna sujeito por meio da cultura. Na pós-modernidade, as regras de consumo regem as relações humanas; a insaciabilidade dos desejos e a felicidade contínua e instantânea são ordens sociais. A mídia veicula imagens, sobretudo por intermédio da televisão, que no Brasil é o meio de comunicação em massa mais difundido. Pela publicidade, cada um se assiste na possibilidade de se tornar sujeito através das imagens associadas aos produtos anunciados. Nosso objetivo é investigar as formações subjetivas dirigidas à mulher através da publicidade brasileira. Esse estudo foi realizado com a utilização do método psicanalítico, que na interface entre a psique e a cultura, investiga o campo dos sentidos humanos inconscientes. Descrevem-se os procedimentos dessa investigação, para cada propaganda, nas seguintes etapas: escolha de quatro propagandas televisivas, referentes à cosmética e à higiene pessoal da mulher, descrição minuciosa das imagens por análise quadro a quadro, análise dos sentidos emergidos e contraposição com o referencial teórico, e síntese de conclusão. O processo de análise foi inspirado em Herrmann, que propõe deixar que o problema investigado se revele em sua significação humana, debruçar depois sobre outro, e criar uma matriz interpretativa por meio dos sentidos emergidos nos dois primeiros; e, assim, partir dela, investigar um terceiro problema, que se revela em outro sentido ou em ruptura de campo. Na primeira propaganda, revelou-se a circulação do poder fálico. Na segunda, a noção de preenchimento. Na terceira, o processo de desnaturação humana. E na quarta, o prolongamento de uma condição feminina. Na conclusão discutimos, através dos sentidos emergidos pelas quatro propagandas, a condição subjetiva da mulher pós-moderna, perpassada pela falta.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.76-
dc.orcid.putcode81766403-
dc.crossref.doibatchid80117cfb-5c18-4069-9e9b-71788a7d163f-
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