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dc.creatorTomás, Débora Nogueira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:47:53Z-
dc.date.available2011-02-22
dc.date.available2016-06-22T18:47:53Z-
dc.date.issued2010-05-28
dc.identifier.citationTOMÁS, Débora Nogueira. Conhecendo o perfil mediacional de mães sociais: um estudo sobre as interações em abrigos. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17110-
dc.description.abstractThis study aimed to identify and evaluate the mediation profile of social mothers who act in shelter contexts, due to the importance of adequate interactions which foster the ties with infant in risk situation. The search was performed in a Home model shelter institution, in a Minas Gerais state city, Brazil. Four social caregivers of children up to age six have participated on it. Observations on the institutional daily life and interviews to social worker were done as well semi-structured interviews to the social mothers. For data collecting, the moments of interaction between the social mothers and the children were video taped during routine activities such as bath, feeding, waking, playing, and watching television times. Un amount of twenty ten minutes duration films were done, five to each social mother, which corresponds to three hours and twenty minutes tape. These films were transcribed and analyzed according to mediation criteria proposed by the Mediate Learning approach: Focalization, Meaning Mediation, Reward, Behavior Regulation and Expansion. The results showed that the most used mediation criterion was the Behavior Regulation one. Sometimes, it refers to what the children can do or not; sometimes, they guide or regulate their behavior. Data showed that the dialogues are poor between the social mothers and the children. I may be due to the lack of formation of these professionals for developing this function. The study discusses the need of a continuous program to form social mothers and besides it points the relevance of further studies in order to widely understand risk childhood, which, unfortunately, is a part of the universe of a great number of children who lives in shelter context. They perhaps can guide public policies that could respond to these small Brazilian concerns and rights.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAbrigopor
dc.subjectMãe socialpor
dc.subjectCritérios mediacionaispor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectShelteringeng
dc.subjectSocial mothereng
dc.subjectMediation criteriaeng
dc.subjectChild developmenteng
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopor
dc.titleConhecendo o perfil mediacional de mães sociais: um estudo sobre as interações em abrigospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vectore, Celia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763868A4por
dc.contributor.referee1Pereira, Helena de Ornellas Sivieri
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768581P8por
dc.contributor.referee2Dechichi, Claudia
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723199U2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757807T4por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoEste estudo objetivou identificar e avaliar o perfil mediacional de mães sociais atuantes em contextos de abrigo, haja vista a importância de interações adequadas, fomentadoras de vínculos seguros junto à criança em situação de risco. A pesquisa foi realizada em uma instituição abrigo do modelo Casa Lar, situada em uma cidade do interior de Minas Gerais e contou com a participação de quatro mães sociais responsáveis pelo cuidado de crianças de até seis anos de idade. Foram feitas observações do cotidiano institucional, entrevista com a Assistente Social, de modo a caracterizar a instituição e entrevistas semiestruturadas com as mães sociais. Para a coleta de dados, foram realizadas videogravações dos momentos de interação entre mães sociais e crianças ocorridas durante atividades rotineiras como: banho, alimentação, acordar, brincar e assistir televisão. Foram realizadas vinte filmagens de dez minutos cada, sendo cinco de cada mãe social, totalizando três horas e vinte minutos de gravação. As filmagens foram transcritas e analisadas, conforme os critérios mediacionais Focalização, Mediação de Significado, Recompensa, Regulação de Comportamento e Expansão propostos pela abordagem relativa à Aprendizagem Mediada. Os resultados revelaram que, entre os critérios de mediação elencados, o mediacional mais utilizado foi o de Regulação de Comportamento, que, muitas vezes, se refere ao que as crianças não devem fazer ou apenas orientam ou direcionam os comportamentos. Os dados trouxeram à luz que, nas interações entre mães sociais e crianças os diálogos são empobrecidos, restringem-se a poucas falas, o que pode ser devido à falta de formação dessas profissionais para o exercício de sua função. O trabalho discute a necessidade de um programa contínuo de formação para mães sociais e, além disso, aponta a relevância de novos estudos para a compreensão mais abrangente da infância sob risco que, infelizmente, faz parte do universo de um grande contingente de crianças, vivendo em contextos de abrigamento e, quiçá, podem nortear políticas públicas que respondam aos anseios e direitos, desses pequenos brasileiros.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81766763-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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