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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17057
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Bernardes, Giselle Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:47:47Z | - |
dc.date.available | 2008-09-01 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:47:47Z | - |
dc.date.issued | 2008-05-16 | |
dc.identifier.citation | BERNARDES, Giselle Carvalho. Parentalidade e dinâmica transferencial no atendimento conjunto pais-criança. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17057 | - |
dc.description.abstract | This research brings in its essence the aspects of the clinic that deals with the subjective transformations of the paternity lived in the transferencial experience. From the meeting with a family of an autistic child, in which all the members presented a off way of functioning, appears the interesting in understanding the fundamental elements of the child in the constitution of the paternity functioning, through the transferencial dynamics of the parentchild psychotherapeutical approach. Using the method of psychoanalysis interpretation, it was analyzed the clinical case of this boy who was followed in the parent-child psychotherapeudical approach. From the transferencial dynamics it was possible to deconstruct the disconnected way of functioning through which this family was moving; there is the psych birth of the child, that garantees a position of the subject in the parental relationship, which is expanded to the external environment. It s through the participation of the subject, that he evocates different fathers e mothers in the parental couple: irritated, tired, disappointed, narcissi, edipian parents. This clinical experience showed us that the precocious intervention in the parent-child relationship is not only prevented but also allows mobilizing certain family conflicts that bring obstacles to the exercise of the parental functions and the development of the child. When relaunching the disruption with the routine established in the essence of the family, it s possible to inaugurate a way of paternity with more mobility that favors the infantile subjectivities. This new position allows the parents to accomplish the demand operations, the subject s supposition, the alteration and the alterity, in a same movement of the field dialectic of the parental desire and to a differential of the own child. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Parentalidade | por |
dc.subject | Atendimento conjunto | por |
dc.subject | Psicopatologia infantil | por |
dc.subject | Psychoanalysis | eng |
dc.subject | Paternity | eng |
dc.subject | Psychotherapeutical approach | eng |
dc.subject | Infant psychopathology | eng |
dc.subject | Psicoterapia infantil | por |
dc.subject | Autismo em crianças | por |
dc.subject | Pais e filhos | por |
dc.title | Parentalidade e dinâmica transferencial no atendimento conjunto pais-criança | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Paravidini, João Luiz Leitão | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772134H5 | por |
dc.contributor.referee1 | Neves, Anamaria Silva | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721856D6 | por |
dc.contributor.referee2 | Tafuri, Maria Izabel | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763212D6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220424P6 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Psicologia | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa traz em seu cerne aspectos da clínica que dizem respeito às transformações subjetivas da parentalidade vivenciadas na experiência transferencial. A partir do encontro com uma criança autista e sua família , em que todos os membros apresentavam um modo de funcionamento desligado , surgiu o interesse por compreender os elementos fundamentais da criança na constituição da parentalidade, a partir da dinâmica transferencial no Atendimento Conjunto Pais-Crianças. Utilizando-se do método de Interpretação Psicanalítica, foi analisado o caso clínico de um menino acompanhado no modelo Acompanhamento Psicoterapêutico Conjunto pais-crianças. Nesta perspectiva foi possível desconstruir o modo de funcionamento desconectado em que essa família se movimentava, a partir do nascimento psíquico da criança, que lhe garantiu uma posição de sujeito na relação parental e se expandiu ao meio externo. Em função de sua participação como sujeito este menino pôde evocar diferentes perspectivas de pais e mães no casal parental: pais irritados, cansados, decepcionados, narcísicos, edipianos. Essa experiência clínica mostrou que a intervenção precoce na relação pais-criança, além de ser preventiva, permite mobilizar e elaborar conflitos familiares que obstaculizam o exercício das funções parentais e o desenvolvimento da criança. Ao relançar o rompimento com a rotina estabelecida no seio da família, é possível inaugurar uma forma de parentalidade com mais mobilidade, a qual favorece a subjetivação infantil. Essa nova posição permite aos pais cumprirem as operações de demanda, a suposição do sujeito, a alternância de presença e ausência e a assunção da alteridade. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81766822 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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