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dc.creatorSimão, Pâmela Aparecida Vieira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:46:05Z-
dc.date.available2015-04-23-
dc.date.available2016-06-22T18:46:05Z-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.citationSIMÃO, Pâmela Aparecida Vieira. Cidade e fotografia: espaços e histórias na produção do fotógrafo Ângelo Naguettini: Uberlândia (1940-1950). 2015. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.91por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16500-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to investigate the city of Uberlândia from Angelo Naguettini s photo production, seeking to understand the meanings made in the narrative of his photos produced in the 40 s and 50 s on the city, in the relationships that people establish there. Angelo Naguettini s images gained significant evidence through their uses and appropriations in various circuits and are still present in different spaces at the time of this research, reproduced in newspapers, magazines and academic works, also in public spaces, postcards and other media, providing senses of the city. The analysis of these images reproduced in several places and material media allowed to verify a common repertoire in its production, relative to the focus, framing and photographed places, among other variables, showing a constancy in the way it gives visibility to the city, privileging an urban area with a recurring register of certain avenues, squares and buildings, present in various circuits and also in the photographer\'s collection. Grasp the movement of Angelo Naguettini s photography in its various uses and /or appropriations in/by the city instigate us to investigate the historicity of his photos, based on the assumption that the photographic language is constitutive of the socialeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCidadepor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectHistóriaspor
dc.subjectCityeng
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectPublic Spaceseng
dc.subjectHistorieseng
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectFotografia - Uberlândia (MG) -Históriapor
dc.subjectEspaços públicospor
dc.titleCidade e fotografia: espaços e histórias na produção do fotógrafo Ângelo Naguettini: Uberlândia (1940-1950)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Calvo, Célia Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767517D3por
dc.contributor.referee1Cardoso, Heloisa Helena Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787882Y0por
dc.contributor.referee2Freitas, Sheille Soares de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766087T2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257689H3por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoNeste trabalho proponho investigar a cidade de Uberlândia a partir da produção fotográfica de Ângelo Naguettini, buscando apreender os sentidos e significados fabricados na narrativa das fotos, produzidas nas décadas de 1940 e 50, sobre a cidade nas relações que as pessoas estabelecem. As imagens do fotógrafo Ângelo Naguettini ganharam significativa evidência na circulação de sua produção através dos usos e apropriações de suas imagens em diversos circuitos. Isto significa que a produção fotográfica de Ângelo Naguettini do passado esteve e ainda está no tempo de produção desta pesquisa, presente em diversos espaços, reproduzida em jornais, revistas, trabalhos acadêmicos, nos espaços públicos, cartões postais, enfim, em diversos outros usos, constituindo sentidos sobre a cidade. A análise destas imagens reproduzidas em diversos lugares e/ou suportes materiais permitiu compreender um repertório comum na produção daquelas com relação ao foco, enquadramento, seleção dos espaços registrados e etc., revelando uma permanência no modo de dar visibilidade à cidade, cujo foco privilegiou, sobretudo, um perímetro urbano. Dessa forma, apreendemos uma repetição no modo de fotografar o município, privilegiando o registro recorrente de determinadas avenidas, de praças e de edificações, presentes em diversos circuitos e também no acervo do fotógrafo. Apreender a circulação das fotos de Ângelo Naguettini nos diversos usos e/ou apropriações daquelas na/pela cidade nos instigou a investigar a historicidade das fotos, partindo do suposto de que a linguagem fotográfica é constitutiva do socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.91por
dc.orcid.putcode81764861-
dc.crossref.doibatchidabbcb0d9-32ed-43d0-89c2-9d1aa90f3674-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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