Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16497
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Getulio-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:46:05Z-
dc.date.available2007-03-05-
dc.date.available2016-06-22T18:46:05Z-
dc.date.issued2007-02-26-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Getulio. Do tédio ao caos, do caos à lama: os primeiros capítulos da cena musical Mangue, Recife - 1980-1991. 2007. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16497-
dc.description.abstractThis work investigates and make historical reflection about the creation and trajectory, throughout the 80 s, of a group of friends who together would come to create, in Recife/PE, in the earlies 1990, the mangue scene or Manguebeat Movement. Throughout this passage, we take as primordial objects: the creation, at 1984, and the trajectory of Mundo Livre S/A band; the radio program Décadas, presented between 1985 and 1987; and the musical experience of Bom Tom Rádio (possessing in its formation the deceased singer and composer Chico Science), between years 1987 and 1990. This work investigates the practice of the involved subjects in these processes, in concurrence with the historical transformations in the social and cultural life of Recife throughout the 80 s. Detached, on the part of our objects, the development of practices that inaugurate new ways of act and think about city s cotidian and its own place about the world, using music as critic expeditious and central agglutinant axle. In elapsing of the reflection, is also mobilized series of problems relative to the youthful pop culture of 1980 s in Brazil and all around the world, in the effort to get a better comprehension of our object in association with feeling structures wich are inscribled on the historical experience of a hole generation. The present discussion is realized with the analysis of audio registers of shows, assays, amateur and studio registers of the bands, scripts, and audio registers of the radio programs. We also use particular interviews done with integrants of the bands and the producers/presenters of Décadas program, such as: Fred Zeroquatro (Mundo Livre S/A singer and Décadas producer), Renato Lins (journalist and Décadas producer) and José Carlos Arcoverde (Decades producer and presenter and Bom Tom Rádio member).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectMúsica popularpor
dc.subjectMovimento Manguebeatpor
dc.subjectSocial historyeng
dc.subjectPopular musiceng
dc.subjectManguebeat movementeng
dc.subjectMúsica popular - Recife - Históriapor
dc.subjectMovimento Manguebeat, 1990 - Pernambucopor
dc.titleDo tédio ao caos, do caos à lama: os primeiros capítulos da cena musical Mangue, Recife - 1980-1991por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Dângelo, Newton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709D1por
dc.contributor.referee1Rezende, Antonio Paulo de Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788251Z3por
dc.contributor.referee2Arroyo, Margarete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767328P3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771455J0por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoO presente trabalho busca investigar e refletir historicamente sobre a formação e a trajetória, ao longo dos anos 1980, do grupo de amigos que juntos viriam a instaurar, na cidade do Recife/PE, já no início dos anos 1990, a assim chamada cena mangue, ou Manguebeat. Ao longo deste percurso, tomamos como objetos primordiais: a formação, em 1984, e a trajetória pré-mangue da banda Mundo Livre S/A; o programa de rádio Décadas, apresentado entre 1985 e 1987; e a experiência musical da banda Bom Tom Rádio (possuindo em sua formação o falecido cantor e compositor Chico Science), entre os anos 1987 e 1990. Investiga-se a prática dos sujeitos envolvidos nestes processos em concomitância com as transformações históricas que se processam na vida social e cultural do Recife ao longo da década de 80 do último século. Assim destacamos, por parte de nossos objetos, o papel catalisador de práticas que inauguram novas maneiras de sentir e agir sobre o cotidiano da cidade e o seu próprio lugar no mundo, tendo a música como expediente crítico e eixo aglutinador central. No decorrer da reflexão, mobiliza-se também toda uma série de problemáticas mais amplas relativas à cultura pop juvenil dos anos 1980 no Brasil e no mundo, no esforço para obter uma melhor compreensão de nosso objeto à luz de seu próprio tempo, associando-o a estruturas de sentimento inscritas na experiência histórica de toda uma geração. O debate se traça por meio da análise de registros em áudio correspondentes a shows, ensaios, gravações caseiras e de estúdio, no que se refere às bandas, e roteiros datilografados e registros de áudio, no que se refere aos programas de rádio. Junto a estes registros, nos utilizamos também de entrevistas particulares realizadas com integrantes das referidas bandas e ex-produtores e apresentadores do programa Décadas, tais como: Fred Zeroquatro (vocalista do Mundo Livre S/A e produtor de Décadas), Renato Lins (jornalista e produtor de Décadas), Luciana Araújo (jornalista e produtora de Décadas) e José Carlos Arcoverde (produtor e apresentador de Décadas e integrante do Bom Tom Rádio).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764528-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.