Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16480
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSousa Júnior, Maurício José de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:46:02Z-
dc.date.available2014-09-23-
dc.date.available2016-06-22T18:46:02Z-
dc.date.issued2014-08-08-
dc.identifier.citationSOUSA JÚNIOR, Maurício José de. O Cinema e a Grande Guerra (1914-1918): os filmes sob as perspectivas do regime estético das artes de Jacques Rancière e dromologia em Paul Virilio. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.387por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16480-
dc.description.abstractThe Great War (1914-1918) caused important changes in space and the sensory-motor apparatus of men. Technological advances and experiences of transformation of perception added to the war and cinema space articulate extremely rich interpretative possibilities. We understand these modifications as an aesthetic problem. From this, we make movies about the war of 1914-1918, object of our analysis. To this, approach the thought of Jacques Rancière, the concept of aesthetic regime of art and the visibilities brought by Paul Virilio, with the concept of dromologia .eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectGuerrapor
dc.subjectRegime estético das artespor
dc.subjectRancièrepor
dc.subjectDromologiapor
dc.subjectViriliopor
dc.subjectPrimeira guerrapor
dc.subjectWareng
dc.subjectAesthetic regime of arteng
dc.subjectFirst wareng
dc.subjectCinema e históriapor
dc.subjectRancière, Jacques, 1940por
dc.subjectVirilio, Paul, 1932por
dc.titleO Cinema e a Grande Guerra (1914-1918): os filmes sob as perspectivas do regime estético das artes de Jacques Rancière e dromologia em Paul Viriliopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769267E7por
dc.contributor.referee1Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767424H4por
dc.contributor.referee2Santos, Messias Tadeu Capistrano dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746983D1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423197U7por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoA Grande Guerra (1914-1918) provocou alterações importantes no espaço e no aparelho sensório-motor do homem. Os avanços tecnológicos e as experiências de transformação da percepção somadas ao espaço da guerra e do cinema articulam possibilidades interpretativas extremamente ricas. Entendemos essas modificações como um problema estético. A partir disso, fazemos dos filmes sobre a guerra de 1914-1918, objeto de nossa análise. Para tal, nos aproximamos do pensamento de Jacques Rancière, no conceito de regime estético das artes e das visibilidades interpostas por Paul Virilio, com o conceito de dromologia .por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.387por
dc.orcid.putcode81764463-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CinemaGrandeGuerra.pdf1.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.