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dc.creatorDias, Rodrigo Francisco-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:46:00Z-
dc.date.available2014-04-28-
dc.date.available2016-06-22T18:46:00Z-
dc.date.issued2014-01-23-
dc.identifier.citationDIAS, Rodrigo Francisco. Documentarista-historiador: a escritura fílmica da história no filme Céu aberto (1985), de João Batista de Andrade. 2014. 249 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.9por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16471-
dc.description.abstractTHE PRESENT WORK deals with the relations between Documentary Cinema and History of Brazil. Our object of study is the film Céu Aberto (1985), from the Brazilian filmmaker João Batista de Andrade; it is a documentary about the redemocratization of the country occurred in the 1980s, focused on the election process, the illness and death of Tancredo Neves, as well as the commotion and popular mobilization resulting therefrom. From this point of view, our study of the film Céu Aberto seeks to reveal the complexity of the documentary, regarding the formal aspects and content, as well as their dialogue with the broadcast journalism. The historicity of this documentary is explored not only from the questions presented in that context, but also from the personal trajectory of João Batista de Andrade. Thus, this work begins with a series of concerns of theoretical and methodological order, especially from the issue around the filmic writing of history. From the dialogue between Documentary Cinema, History of Brazil and Television, we try to explore the historical interpretation present in Céu Aberto, that is, how João Batista de Andrade discusses the complexity of military dictatorship transition to the democratic state of law.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinema documentário e história do Brasilpor
dc.subjectEscritura fílmica da históriapor
dc.subjectJoão Batista de Andradepor
dc.subjectRedemocratização brasileirapor
dc.subjectCinema e televisãopor
dc.subjectDocumentary cinema and history of Brazileng
dc.subjectFilmic writing of historyeng
dc.subjectBrazilian redemocratizationeng
dc.subjectCinema and televisioneng
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectDocumentário (Cinema) - Brasil - Históriapor
dc.subjectAndrade, João Batista de, 1939 - Céu aberto Crítica e interpretaçãopor
dc.titleDocumentarista-historiador: a escritura fílmica da história no filme Céu aberto (1985), de João Batista de Andradepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4por
dc.contributor.referee1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4por
dc.contributor.referee2Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482087H3por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoO PRESENTE TRABALHO se ocupa das relações entre Cinema Documentário e História do Brasil. O nosso objeto de estudo é a obra Céu Aberto (1985), do cineasta brasileiro João Batista de Andrade, documentário sobre a redemocratização do país ocorrida nos anos 1980, um filme centrado no processo de eleição, doença e morte de Tancredo Neves, bem como na comoção e mobilização populares daí decorrentes. Sob esse prisma, o nosso estudo do filme Céu Aberto procura desvelar a complexidade da obra, tanto no que diz respeito aos seus aspectos formais e de conteúdo, assim como ao seu diálogo com o jornalismo televisivo. A historicidade do referido documentário é explorada não apenas a partir das questões colocadas naquela conjuntura, mas também a partir da trajetória pessoal de João Batista de Andrade. Posto isso, o presente trabalho parte de um conjunto de preocupações de ordem teórica e metodológica, sobretudo a partir da questão em torno da escritura fílmica da história. A partir de um diálogo entre Cinema Documentário, História do Brasil e Televisão, procuramos explorar a interpretação histórica feita em Céu Aberto, ou seja, o modo como João Batista de Andrade aborda a complexidade da transição da ditadura militar para o estado democrático de direito.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.9por
dc.orcid.putcode81764451-
dc.crossref.doibatchid958601c8-04e4-4d15-9383-00cbac966ee7-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

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