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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16466
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Gutemberg, Jaqueline Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:46:00Z | - |
dc.date.available | 2013-11-28 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:46:00Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-28 | - |
dc.identifier.citation | GUTEMBERG, Jaqueline Souza. Entre modas e guarânias: a produção musical de José Fortuna e seu tempo (1950-1980). 2013. 258 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.142 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16466 | - |
dc.description.abstract | Times study aims to understand the intricate network of relationships established between a sertanejo musical production and its times. In this sense, our interest is to analyze how this production seen as root dialogues with the new social and cultural patterns of the time, based on a national-developmentalist ideals of modern urban to Brazil between 1950 and 1980. We choose as the object of analysis the musical production of José Fortuna, composer that transited during this period between the root and the new song fads , so even unveiling a turbulent time for the genre, which followed a need for firming appreciation of the caboclas arts (as a redeemed identity) denigrating the part of modern sertanejo music. Thus, tradition and modernity opposed in country music. But while the country was changing, was modernizing, gender blended new sound elements and thematic in which the traditional and the modern was hybridizing. Visualize from this change of meaning and values of country music, a major transformation process that melded, and not without conflict, tradition and modernity. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Música sertaneja | por |
dc.subject | José Fortuna | por |
dc.subject | Tradição | por |
dc.subject | Modernidade | por |
dc.subject | Sertanejo music | eng |
dc.subject | Tradition | eng |
dc.subject | Modernity | eng |
dc.subject | História e cultura | por |
dc.subject | Cultura popular | por |
dc.subject | Música popular - Brasil - História | por |
dc.title | Entre modas e guarânias: a produção musical de José Fortuna e seu tempo (1950-1980) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Maria Clara Tomaz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793512T7 | por |
dc.contributor.referee1 | Abdala, Mônica Chaves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782210D1 | por |
dc.contributor.referee2 | Alencar, Maria Amélia Garcia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707434Z6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201234T1 | por |
dc.description.degreename | Mestre em História | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo compreender a intrincada rede de relações que se estabelece entre uma produção musical sertaneja e seu tempo. Nesse sentido, é de nosso interesse analisar como essa produção tida como raiz - dialoga com os novos padrões socioculturais da época, fundamentados em um projeto nacional-desenvolvimentista de ideais modernos e urbanos para o Brasil, entre os anos de 1950 e 1980. Elegemos como objeto de análise a produção musical do compositor José Fortuna, que nesse período transitava entre a música raiz e os novos modismos sertanejos, desvelando por isso mesmo um momento turbulento para o gênero, que seguia firmando uma necessidade de valorização das artes caboclas (como uma identidade resgatada) denegrindo a vertente moderna da música sertaneja. Assim, tradição e modernidade se opunham nessa música. Mas, ao passo que o país mudava, se modernizava, o gênero mesclava novos elementos sonoros e temáticos nos quais o tradicional e o moderno se hibridizavam. Visualizamos a partir dessa mudança de sentidos e de valores da música sertaneja, um processo de transformação maior que mesclava, e não sem conflitos, tradição e modernidade. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.142 | - |
dc.orcid.putcode | 81764446 | - |
dc.crossref.doibatchid | d4cf83be-5d90-4fe0-82e3-e5f45afc08f8 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
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