Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16457
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGobbi, Mirian
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:58Z-
dc.date.available2006-11-06
dc.date.available2016-06-22T18:45:58Z-
dc.date.issued2006-10-26
dc.identifier.citationGOBBI, Mirian. Caminhos e (des) caminhos na educação de surdos: da reabilitação à inclusão. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16457-
dc.description.abstractThis research analyses the speeches referring to deaf people education. These speeches, in their constitution, were outlined through medical and educational understanding and they indicate a think way, of conceiving and acting about people with deafness. Such speeches are based in the necessity of putting these people in the society with the goal of improving the practices that initially were destined to rehabilitation, normalization and discipline of the deaf people; later the speeches moved out influenced by conceptions based in points that serch not only the integration of these people in the society, but the overcoming of the educational difficulties, expressed in the communications barriers and in limits in the pedagogical practices. This study analyses as the local public power in Uberlândia oriented the deaf people educational practices and as such practices were developed in Institutions that guided their works for attending of the deaf children, young people and adults. From this moment, were built speeches that became possible to notice and see these social people and the speeches also influenced straighstly in the pedagogical practices that were destined to rehabilitate and to normalize the deaf people and later include them educational and socially. The investigation also observes the experiences of a deaf group and searches to understand the senses they attribute at their social relations, as deaf people as listener people, the identification with the pairs, at the interest, at the dreams and at the perspectives that revealed a specific way of living of one deaf group in Uberlândia.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectInclusão educacionalpor
dc.subjectDisciplinarizaçãopor
dc.subjectReabilitaçãopor
dc.subjectNormalizaçãopor
dc.subjectIdentidade surdapor
dc.subjectDeaf people educationeng
dc.subjectEducational inclusioneng
dc.subjectDisciplineeng
dc.subjectRehabilitationeng
dc.subjectNormalizationeng
dc.subjectDeaf identityeng
dc.subjectSurdos - Educaçãopor
dc.subjectInclusão em educaçãopor
dc.titleCaminhos e (des) caminhos na educação de surdos: da reabilitação à inclusãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730239Z2por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Henrique de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686A6por
dc.contributor.referee2Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727377J5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137127T8por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa os discursos referentes à educação de surdos. Esses discursos, ao se constituírem, foram delineados por meio dos saberes médicos e educacionais e indicam toda uma forma de pensar, de conceber e de agir no tocante às pessoas com surdez. Tais discursos são pautados na necessidade de inserí-las na sociedade com o objetivo de implementar práticas que, inicialmente, se destinaram à reabilitação, à normalização e à disciplinarização dos surdos e, que, posteriormente, deslocaram-se influenciados por concepções fundamentadas em argumentos que buscam não somente a integração desses sujeitos à sociedade, mas a superação de dificuldades educacionais, expressas nas barreiras de comunicação, e em limites nas práticas pedagógicas. Este estudo analisa como o poder público local em Uberlândia direcionou as práticas educacionais para surdos, e como tais práticas se desenvolveram em Instituições que voltaram os seus trabalhos para o atendimento de crianças, jovens e adultos surdos. A partir daí, foram construídos discursos que possibilitaram perceber e visualizar esses sujeitos sociais e influenciaram diretamente nas práticas pedagógicas que se destinaram inicialmente a reabilitar e a normalizar os surdos e, posteriormente, a incluí-los educacional e socialmente. A investigação também observa as experiências de um grupo de surdos e busca apreender os sentidos que os mesmos atribuem às suas relações sociais, tanto com surdos quanto com ouvintes, às identificações com os pares, aos interesses, aos sonhos e às perspectivas que revelaram um modo específico de viver de um grupo de surdos em Uberlândia.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764433-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MGobbiDISSPRT.pdf580.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.