Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16447
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Neves, Anderson Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:45:57Z | - |
dc.date.available | 2013-05-06 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:45:57Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-28 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Anderson Rodrigues. Entre o western e o nordestern : os possíveis diálogos de Lima Barreto e Glauber Rocha no cinema cangaço (O cangaceiro 1953, Deus e o diabo na terra do sol 1964 e O dragão da maldade contra o santo guerreiro 1969). 2013. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.140 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16447 | - |
dc.description.abstract | Dwell in the relationship between History and Cinema in order to understand the construction of historical narrative about Brazilian cinema. Study, understand and discuss the relationships and possible dialogue between the films O Cangaceiro of Lima Barreto, Deus e o Diabo na Terra do Sol and O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro both of Glauber Rocha. The development of our analysis is the convergence of gender and aesthetics adopted by the directors, even though the first makes clear the choice of the western states and the second to build a Brazilian aesthetic, the aesthetic of hunger. So, we do the opposite movement of the authors who point to the ranking of Brazilian cinema, electing the Cinema Novo as the benchmark for quality and innovation aesthetic-ideological. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Western | por |
dc.subject | Nordestern | por |
dc.subject | Cinema novo | por |
dc.subject | Vera Cruz | por |
dc.subject | Historiografia | por |
dc.subject | History | eng |
dc.subject | Movies | eng |
dc.subject | Western | eng |
dc.subject | Nordestern | eng |
dc.subject | New Cinema | eng |
dc.subject | Historiography | eng |
dc.subject | Cinema e história - Brasil | por |
dc.subject | Barreto, Lima, 1906-1982 - Crítica e interpretação | por |
dc.subject | Rocha, Glauber, 1939-1981 - Crítica e interpretação | por |
dc.title | Entre o western e o nordestern : os possíveis diálogos de Lima Barreto e Glauber Rocha no cinema cangaço (O cangaceiro 1953, Deus e o diabo na terra do sol 1964 e O dragão da maldade contra o santo guerreiro 1969) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Voigt, André Fabiano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769267E7 | por |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4 | por |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Mateus Henrique de Faria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700371Z3 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4431026D7 | por |
dc.description.degreename | Mestre em História | por |
dc.description.resumo | Debruçar na relação História e Cinema a fim de entender a construção da narrativa histórica acerca do cinema brasileiro. Estudar, compreender e problematizar as relações e possíveis diálogos entre os filmes O Cangaceiro de Lima Barreto, Deus e o diabo na terra do Sol e O dragão da maldade contra do santo guerreiro de Glauber Rocha. O desenvolvimento de nossa análise parte das convergências de gênero e da estética adotada pelos diretores, ainda que o primeiro deixe claro a escolha do western e o segundo afirme a construção de uma estética brasileira, a estética da fome. Assim, fazemos o movimento contrário dos autores que corroboram com a hierarquização do cinema brasileiro, elegendo o Cinema Novo como o referencial de qualidade e inovação estético-ideológica. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.140 | - |
dc.orcid.putcode | 81764417 | - |
dc.crossref.doibatchid | d4cf83be-5d90-4fe0-82e3-e5f45afc08f8 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AndersonRodrigues.pdf | 5.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.