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dc.creatorFinzi, Tiago Resende
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:49Z-
dc.date.available2010-10-20
dc.date.available2016-06-22T18:45:49Z-
dc.date.issued2010-08-30
dc.identifier.citationFINZI, Tiago Resende. Por um fio : experiências de atendentes de call centers em Uberlândia/MG (1998-2009). 2010. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16387-
dc.description.abstractThe present dissertation has the intention to comprehend the transformations in the work relations and life of thousands of workers in our society that happened, mostly, during the decades of 1990 and 2000, analyzing interviews with assistant attendants of the city of Uberlândia in Minas Gerais, and see how they feel and understand their work for these companies. The issue of time, techniques and technologies were dealt with the aim to comprehend how workers and their bosses have new habits, customs and values in society, changes which occur very fast in their lives, causing many times harmful consequences to their physical and mental well-being. Finally, the analysis of the process of the flexibility related to work by interviews with the workers, analysis of booklets produced by companies and the dialogue with authors of several areas of knowledge provided plenty of reflection relevant to the discussion about contemporary capitalist relations, emphasizing the assistant attendants of Uberlândia, once ―call centers‖ can be considered a privileged environment where the changes in life and work of different people can be noticed with great intensity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCall centerspor
dc.subjectAtendentespor
dc.subjectExperiênciaspor
dc.subjectFlexibilização do trabalhopor
dc.subjectTempopor
dc.subjectTécnicaspor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subjectUberlândiapor
dc.subjectAttendantseng
dc.subjectExperienceseng
dc.subjectWork flexibilityeng
dc.subjectTimeeng
dc.subjectTechniqueseng
dc.subjectOral historyeng
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectUberlândia - Históriapor
dc.subjectUberlândia (MG) - Condições sociaispor
dc.subjectTrabalhadores - Uberlândia (MG) - Históriapor
dc.titlePor um fio : experiências de atendentes de call centers em Uberlândia/MG (1998-2009)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paula, Dilma Andrade de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782445Y9por
dc.contributor.referee1Morais, Sérgio Paulo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771589U1por
dc.contributor.referee2Maza, Fábio
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760019H1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207077P9por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoA presente dissertação procura compreender as transformações nas relações de trabalho e na vida de milhares de trabalhadores em nossa sociedade que ocorreram, sobretudo, nas décadas de 1990 e 2000, analisando por meio de entrevistas com atendentes de centrais de atendimento da cidade de Uberlândia em Minas Gerais, como estes experimentam e significam o trabalho nestas empresas. A questão do tempo, das técnicas e tecnologias foi abordada procurando compreender como os trabalhadores e patrões disputam novos hábitos, costumes e valores nesta sociedade, em que uma série de mudanças passa a ocorrer em uma velocidade muito grande, trazendo consequências para vida destes sujeitos, muitas das vezes, prejudicando a saúde física e mental dos mesmos. Enfim, a análise do processo de flexibilização das relações de trabalho por meio de entrevistas com atendentes, análise de cartilhas produzidas pelas empresas do setor e o diálogo com autores de distintas áreas do conhecimento propiciou uma série de reflexões que julgo serem relevantes para a discussão a respeito das relações capitalistas contemporâneas, tendo como ênfase o caso dos trabalhadores das centrais de atendimento de Uberlândia, uma vez que, as call centers podem ser consideradas um ambiente privilegiado em que as transformações na vida e no trabalho de vários sujeitos podem ser verificadas com grande intensidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764775-
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