Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Roberta Paula Gomes-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:48Z-
dc.date.available2010-05-05-
dc.date.available2016-06-22T18:45:48Z-
dc.date.issued2010-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, Roberta Paula Gomes. Da encenação à publicação: o processo criativo de Bumba, meu quiexada do grupo União Olho Vivo. 2010. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16384-
dc.description.abstractIn the course of this work, we argue, from the relation history/theater, the creative process, the plot , the music, the characters and the theme of the theatrical text of Bumba, meu queixada (1979) of the group Teatro União e Olho Vivo. Besides the text, we reflect on the materiality of homonymous book of the play, published in 1980. We showed clearly in this publication an approach with the elements of literature hanging on a line, notedly on the cover, on the text´s layout in strophes and in the language. The criticisms of Bumba, meu queixada diffused in the newspapers and in the own book were concrete things of our studies. We also analyse the theatrical do of the group with the purpose to understand yours idea of popular theater and its esthetic and politic project during 1970s decade.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectBumbapor
dc.subjectTeatro União e Olho Vivopor
dc.subjectTheatereng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectHistória e teatropor
dc.subjectVieira, Cesar - Bumba, meu queixada - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectTeatro popular - História e críticapor
dc.subjectLiteratura e históriapor
dc.titleDa encenação à publicação: o processo criativo de Bumba, meu quiexada do grupo União Olho Vivopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paranhos, Kátia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702105A6por
dc.contributor.referee1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7por
dc.contributor.referee2Collaço, Vera Regina Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778405Y6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4125502H1por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoNo decorrer deste trabalho, discutimos, a partir da relação história/teatro, o processo criativo, o enredo, as músicas, os personagens e as temáticas do texto teatral Bumba, meu queixada (1979) do grupo Teatro União e Olho Vivo. Além do texto, refletimos sobre a materialidade do livro homônimo à peça, publicado em 1980. Evidenciamos nessa publicação uma aproximação com elementos da literatura de cordel, notadamente na capa, na diagramação do texto em estrofes e na linguagem. As críticas sobre Bumba, meu queixada veiculadas em jornais e no próprio livro foram objetos do nosso estudo. Analisamos também o fazer teatral do grupo com o intuito de compreender a sua noção de teatro popular e o seu projeto político e estético durante a década de 1970.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764873-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EncenacaoPublicacaoProcesso.pdf2.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.