Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16375
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Rafael Guarato dos | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:45:47Z | - |
dc.date.available | 2010-03-16 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:45:47Z | - |
dc.date.issued | 2010-02-22 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rafael Guarato dos. História e dança: um olhar sobre a cultura popular urbana - Uberlândia 1990/2009. 2010. 227 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16375 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura popular | por |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Indústria cultural | por |
dc.subject | Apropriação | por |
dc.subject | Arte e dança | por |
dc.subject | Dança História | por |
dc.title | História e dança: um olhar sobre a cultura popular urbana - Uberlândia 1990/2009 | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Dângelo, Newton | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709D1 | por |
dc.contributor.referee1 | Meira, Renata Bittencourt | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723570Y3 | por |
dc.contributor.referee2 | Castro, Cássia Navas Alves de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706672P0 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745114A1 | por |
dc.description.degreename | Mestre em História | por |
dc.description.resumo | A força motriz do presente trabalho parte da constatação de que em meados da década de 1990, a dança de rua perde gradativamente suas características atrativas para crianças e jovens das periferias de Uberlândia. Emergem então duas questões centrais: como se dá esse processo de redução do número de praticantes da dança de rua; e por esse viés, o que passa a ser atrativo para aqueles que deixam de praticar, bem como, para as novas crianças e jovens das localidades marginais do meio urbano? Isto posto, busco compreender as complexas relações que dão significado à pratica da dança de rua, como se formam e como se alteram no tempo, as mudanças de perspectivas que perpassam festivais de dança, poder público local, bailes em bairros da cidade, danceterias, impulsionados por fatores estéticos, financeiros, sociais e culturais em diferentes momentos. Por esta razão as experiências em dança são tratadas como objetos da história ao desnudarem rupturas, continuidades e as escolhas realizadas pelos sujeitos que praticam e praticaram a dança de rua e depositam nela, e posteriormente em outras manifestações dançantes, seus anseios na construção de identidades urbanas. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81764760 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rafael.pdf | 2.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.