Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16366
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Romecarlos Costa
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:46Z-
dc.date.available2009-10-07
dc.date.available2016-06-22T18:45:46Z-
dc.date.issued2009-09-11
dc.identifier.citationNUNES, Romecarlos Costa. A encenação de A engrenagem de Jean Paul Sartre: dimensões estéticas e políticas no Brasil dos anos 1960. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16366-
dc.description.abstractThis work intends to conduct a study on the show A Engrenagem (1948) of Jean- Paul Sartre, staged in Brazil in 1960, under the direction of Augusto Boal. In this context it is appropriate to mention that I chose as the theme of the research scenario part of A Engrenagem of J.-P. Sartre held by the Grupo Oficina in 1960. the number A Engrenagem tells a story of struggle and controversy, which breaks a revolution that overthrew a dictator of a Latin American country. Jean Aguerra, a former revolutionary, he became a dictator, as fitted pressures peculiar to crush left the gear that he helped create. This research, therefore the main objective is to propose a rereading of the 1960s, through aesthetic experiences and policies of the Grupo Oficina, in light of the Sartrean drama (Jean-Paul Sartre). The first chapter deals with the reconstruction of the historical context of time (years 1950 and 1960) in which the event staged by A Engrenagem and the visit of Jean-Paul Sartre to our country, investigating the reception, impact and influence about ideas as well visit itself, of Sartre, in the middle of Brazilian s intellectual life. The intent of this chapter is to sign them and mark their relationships and overlaps in the historical context of the production of A Engrenagem in 1960. The second chapter deals with analysis of the structure and the proposed theme of the text, as well as the mounting part amid questions of form, content and adaptations. Then seek to recover the historicity of this scenario through its receipt by theater critics at the time. The third chapter discusses the broader relationship between philosophy and literature (fiction of Sartre) in Jean-Paul Sartre addressing the specifics of the Theater of Situations.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBrasil dos anos 1960por
dc.subjectAugusto Boalpor
dc.subjectA Engrenagempor
dc.subjectJean-Paul Sartrepor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectBrazil in the 60 seng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectTheatereng
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectSartre, Jean-Paul, 1905-1980 Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectTeatro Aspectos políticospor
dc.subjectTeatro e sociedadepor
dc.subjectLiteratura Filosofiapor
dc.titleA encenação de A engrenagem de Jean Paul Sartre: dimensões estéticas e políticas no Brasil dos anos 1960por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4por
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4por
dc.contributor.referee2Caldas, Pedro Spinola Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798005U7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234145Y1por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoA presente dissertação pretende realizar um estudo sobre o espetáculo A Engrenagem (1948), de Jean-Paul Sartre, encenado no Brasil em 1960, sob a direção Augusto Boal. Nesta perspectiva é oportuno mencionar que escolhi como tema da pesquisa a encenação da peça A Engrenagem de J.-P. Sartre realizada pelo Grupo Oficina, em 1960. A peça A Engrenagem conta uma história de lutas e controvérsias, na qual eclode uma revolução que derruba um ditador de um país latino americano. Jean Aguerra, antigo revolucionário, transformou-se em ditador, pois munido por pressões peculiares deixou-se esmagar pela engrenagem que ele mesmo ajudou a criar. Essa pesquisa, portanto tem como principal objetivo propor uma releitura da década de 1960, por meio das experiências estéticas e políticas do grupo Oficina, à luz da dramaturgia Sartreana (Jean Paul-Sartre). O primeiro capítulo trata da reconstrução da conjuntura histórica do momento (anos 1950 e 1960) em que se deu a encenação de A Engrenagem e a visita de Jean-Paul Sartre ao nosso país, investigando a recepção, repercussão e a influência, tanto das idéias como da visita em si de Sartre no meio artístico intelectual brasileiro. A intenção deste capítulo é assinálas e marcar suas relações e imbricações na conjuntura histórica da encenação de A Engrenagem em 1960. O segundo capítulo aborda análise da estrutura e da proposta temática do texto, bem como, a montagem da peça em meio a questões de forma, conteúdo e adaptações. Em seguida busca-se recuperar a historicidade dessa encenação através de sua recepção pela crítica teatral da época. O terceiro capítulo discute a relação fronteiriça entre filosofia e literatura (ficção de Sartre) em Jean-Paul Sartre abordando as especificidades do Teatro de Situações.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764681-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dis.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.