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dc.creatorSousa, Dolores Puga Alves de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:45Z-
dc.date.available2009-09-02
dc.date.available2016-06-22T18:45:45Z-
dc.date.issued2009-08-24
dc.identifier.citationSOUSA, Dolores Puga Alves de. Pode ser a Gota D água: em cena a tragédia brasileira da década de 1970. 2009. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16365-
dc.description.abstractThe investigation aims to build a dialogue between art and society, from the reflection of the dramatic texts Medea of Euripides (431 BC), Medea Oduvaldo of Vianna Filho (1972), and Gota D água by Chico Buarque and Paulo Pontes (from 1975), including how the idea of tragedy is redraw with the movement of two different historical periods: the ancient Greece and Brazil in the 1970 s. These are two of the Brazilian reappropriate tragic piece of Euripides, in order to build a critical reasoning about the economic miracle of the military dictatorship, its authoritarianism, and the dynamics of a capitalist system that required more social inequality. The written works were analyzed, along the verses and songs from Gota D água main subject of this work. The musical theater of the brazilian s dictatorship period was taken into account for the approach of the play, beyond the development of her show the years 1975 to 1977 by director Gianni Ratto, in Rio de Janeiro and São Paulo. Understood the career of the authors, Vianinha and Ratto to find their esthetic and political ideas during this historic moment. To investigate the production, the program part of the show and the photos were relevant points in the research. Similarly, an examination was necessary on the categorical assessment that the critics had of Gota D água, indicating their views about a theater actually engaged for the period, holding a position that the staging of the play was what they called commercial ; big theater , and therefore only business, as was done in large rooms for shows. In the historiography of brazilian s theater, even with success in public, this work has been characterized as replication of the speech of the government s power for many intellectuals.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGota D águapor
dc.subjectTragédia grega/brasileirapor
dc.subjectEncenação/recepçãopor
dc.subjectDécada de 1970por
dc.subjectDitadura militarpor
dc.subjectHistory/theatereng
dc.subjectGreek tragedy/brazilian tragedyeng
dc.subjectStaging/receptioneng
dc.subjectThe 1970 seng
dc.subjectMilitary dictatorshipeng
dc.subjectHistória e teatro - Brasilpor
dc.subjectBuarque, Chico, 1944 - Gota d água - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectPontes, Paulo, 1940- 1976 - Gota d água - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectVianna Filho, Oduvaldo, 1936- 1974 - Medéia - Crítica e interpretaçãopor
dc.titlePode ser a Gota D água: em cena a tragédia brasileira da década de 1970por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4por
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4por
dc.contributor.referee2Starling, Heloísa Maria Murgel
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783158P4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717052P0por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoA PESQUISA buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade, partindo da reflexão dos textos dramáticos Medéia de Eurípides (431 a. C.), Medéia de Oduvaldo Vianna Filho (1972), e Gota D água de Chico Buarque e Paulo Pontes (de 1975), compreendendo de que forma a idéia de tragédia se resignifica com o movimento de dois tempos históricos diferentes: a Grécia antiga e o Brasil da década de 1970. Trata-se de duas reapropriações trágicas brasileiras da peça de Eurípides, com o intuito de construir uma fundamentação crítica acerca do milagre econômico da ditadura militar, seu autoritarismo, e a dinâmica de um sistema capitalista que impunha cada vez mais a desigualdade social. Os escritos das obras foram analisados, juntamente aos versos e canções de Gota Dágua objeto principal deste trabalho. O teatro musical brasileiro do período ditatorial foi levado em consideração para a abordagem da peça, além do desenvolvimento de seu espetáculo dos anos de 1975 à 1977 pelo diretor Gianni Ratto, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Compreendeu-se a trajetória profissional dos autores, de Vianinha e de Ratto para localizar suas idéias estéticas e políticas durante esse momento histórico. Para investigar a encenação, o programa da peça e as fotografias do espetáculo foram pontos relevantes na pesquisa. Da mesma maneira, foi necessária um exame categórico sobre a avaliação que os críticos tiveram de Gota D água, apontando suas visões acerca de um teatro efetivamente engajado para o período, sustentando um posicionamento de que a encenação da peça representou àquilo que eles denominariam de comercial ; um teatrão , e, por isso, apenas empresarial, visto que foi realizado em grandes salas de espetáculos. Na historiografia do teatro brasileiro, mesmo tendo sucesso de público, esta obra ficou marcada como reprodutora do discurso do poder e do governo para muitos intelectuais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764674-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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