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dc.creatorAraújo, Sandra Rodart-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:45Z-
dc.date.available2013-11-12-
dc.date.available2016-06-22T18:45:45Z-
dc.date.issued2006-02-24-
dc.identifier.citationARAÚJO, Sandra Rodart. Corpo a corpo (1970) de Oduvaldo Vianna Filho: do texto dramático à encenação do Grupo Tapa de São Paulo em 1995. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2006.03por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16360-
dc.description.abstractIn the 1960s and 1970s aesthetic changes marked arts in Brazil, including drama, which we discuss by analyzing Corpo a corpo (1970), a play that conveyed those changes and that was written by Oduvaldo Vianna Filho, a man of drama and a Communist Party enthusiast who intended to deal with ideas of the so-called drama vanguard at the time. To begin with, we discuss the play but placing it at the time when it was produced. Then we discuss its performance by the theater group Grupo Tapa de São Paulo in 1995; in bringing this play up to date Grupo Tapa did the same to questions raised in the 1970s. Finally we try to understand how this play performed in 1971, 1975, and 1995 was received by the journalistic criticism. As critics leave signs of the historicity of their time in their analysis of the play, we try to understand how the scene brings a text from the past up to date and stimulates the discussion of current issues.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectVianinhapor
dc.subjectCenapor
dc.subjectRecepçãopor
dc.subjectHistória e teatropor
dc.subjectVianna Fillho, Oduvaldo, 1936-1974 Corpo a corpo Crítica e interpretaçãopor
dc.titleCorpo a corpo (1970) de Oduvaldo Vianna Filho: do texto dramático à encenação do Grupo Tapa de São Paulo em 1995por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4por
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4por
dc.contributor.referee2Werneck, Maria Helena Vicente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780465T4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778340P3por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoNas décadas de 1960 e 1970, as artes no Brasil passam por mudanças estéticas, inclusive o teatro, que enfocamos, analisando a peça Corpo a Corpo (1970), de Oduvaldo Vianna Filho, inserida nessas propostas de mudança. Homem de teatro e militante do partido comunista no país, o dramaturgo pretende dialogar com as idéias da chamada vanguarda teatral de então. A princípio, discutimos a peça, situando-a em seu momento de criação; para então discutir sua encenação de 1995, pelo Grupo Tapa de São Paulo, que, ao atualizá-la cenicamente, atualiza também as questões suscitadas na década de 1970. Por fim, buscamos entender a recepção da crítica jornalística ao texto encenado em 1971, 1975 e 1995. Como, ao analisarem Corpo a Corpo, os críticos conferem à peça a historicidade do tempo a que pertencem, nossa a proposta é perceber como a cena atualiza um texto do passado e suscita discussões do presente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2006.03-
dc.orcid.putcode81764705-
dc.crossref.doibatchid7e3a01ee-d3c5-49bf-b699-6505a2caabe8-
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