Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16354
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Carbonel, Dino Giovanni Gozzer | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:45:44Z | - |
dc.date.available | 2009-04-07 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:45:44Z | - |
dc.date.issued | 2009-02-20 | |
dc.identifier.citation | CARBONEL, Dino Giovanni Gozzer. Do Memorial ao Uberlândia Clube: deslocamentos urbanos e temporais. 2009. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16354 | - |
dc.description.abstract | Do Memorial ao Uberlândia Clube deslocamentos urbanos e temporais purposes the study of Memorial, artwork produced by Caetano de Almeida, within Arte na Cidade s Project. This event took place at Uberlândia in 1995, it was promoted and carried out by Department of Visual Arts of this University. Town Hall s Department of Culture was also a colaborator. The theme discussed was the city , as well as questions concerned with installations at urban space, since the artworks produced during the event would have automatically passed to configure a public collection. The present research aims to understand, through Memorial, Caetano de Almeida s manner of interpreting and recreating certain urban spaces of Uberlândia; it also aims to perceive the echo of Almeida s artistical praxis, inside the local imaginary of the town. We have tackled the problem related to the socialization of cultural elements within the complexity of time and space at Uberlândia. For realizing this, we ve done a kind of metodological mixing among Cultural History, Theory and Art History, Antropology and Urbanism. This research had its basis on thoughts of Roger Chartier, Paul Ricoeur, Peter Burke, Pierre Bourdieu, Jean Paul Fitoussi, Pierre Rosanvallon, Jesús Martín Barbero, and others. Gilberto Velho, Marc Augé and Michel de Certeau have helped us about individual actions at the contemporary society. Artistic aspects in the city have been tackled by thoughts of Giulio Carlo Argan, Nelson Brissac Peixoto and Tadeu Chiarelli. Finally, our analysis of Memorial were guided by reflections of Umberto Eco, Roland Barthes and Michel Foucault. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | História cultural | por |
dc.subject | Cidade | por |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Cultural history | eng |
dc.subject | City | eng |
dc.subject | Arte e história | por |
dc.subject | Arte moderna - Séc.XX | por |
dc.subject | Cidades e vilas | por |
dc.title | Do Memorial ao Uberlândia Clube: deslocamentos urbanos e temporais | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lehmkuhl, Luciene | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708011T6 | por |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Marco Antônio Pasqualini de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796553U4 | por |
dc.contributor.referee2 | Mendonça, Paulo Knauss de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785069H6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777655J4 | por |
dc.description.degreename | Mestre em História | por |
dc.description.resumo | Do Memorial ao Uberlândia Clube deslocamentos urbanos e temporais propõe o estudo da pintura Memorial produzida pelo artista Caetano de Almeida, dentro do Projeto Arte na Cidade, ocorrido em Uberlândia em 1995. O projeto foi promovido e realizado pelo Departamento de Artes Plásticas desta Universidade e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. A temática discutida naquele foi a cidade , assim como assuntos relativos às instalações no contexto urbano das obras produzidas durante o evento, uma vez que as mesmas, passariam automaticamente a configurar um acervo público. O presente estudo busca compreender, através de Memorial, como Caetano de Almeida interpretou e recriou os espaços urbanos da cidade, sobretudo, perceber a ressonância de sua prática artística no imaginário local da cidade. Enfocamos a problemática da socialização dos elementos plásticos culturais dentro da complexidade espaço-temporal da trama urbana em Uberlândia. Metodologicamente, cruzamos os campos da História Cultural, Teoria e História da Arte, Antropologia e Urbanismo e ancoramos o estudo em pensamentos de Roger Chartier, Paul Ricoeur, Peter Burke, Pierre Bourdieu, Jean Paul Fitoussi, Pierre Rosanvallon, Jesús Martín Barbero, entre outros. Gilberto Velho, Marc Augé e Michel de Certeau auxiliam quanto à ação do indivíduo na sociedade contemporânea. As questões plástico-visuais urbanas são abordadas através de Giulio Carlo Argan, Nelson Brissac Peixoto e Tadeu Chiarelli. Pensamentos de Umberto Eco, Roland Barthes, Michel Foucault são guias para as análises da obra. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81764742 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.