Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16336
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Janaina Ferreira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:36Z-
dc.date.available2016-04-26-
dc.date.available2016-06-22T18:45:36Z-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.citationSILVA, Janaina Ferreira. Memórias e histórias de professores e estudantes da Escola Estadual de Uberlândia, Uberlândia - MG. 2016. 225 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.43por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16336-
dc.description.abstractThis research addresses experiences and memories of teachers and students of the Escola Estadual de Uberlandia / MG. The delimitation of the study is from 1954 to 2011. I tried to deal with a public educational institution through the histories of its main social subjects, seeking to achieve a relationship between the school and the sense of being a student and professor there. The focus of the problem was the multiplicity of meanings produced by teachers and students within the relationships in that social space of the city of Uberlandia- MG. Analyze the relationship between memories around this public school, which exists in the city for more than eighty years. Among the many memories that teachers and students brought through the interviews was noticeable that there is a dominant memory, which also justifies the fact that the school has become municipal heritage of Uberlandia. The use of oral interviews with teachers and former students pointed to a conflict between diversity memories of this school. This survey also addressed some social trajectories of former student-city workers and school, showing the significance of the study, and still lived process of changes in Brazilian education during the military dictatorship. The work also dealt with the school process being made while a social law, which became more evident during the 1980s, at which teachers will print another sense that we call dominant memory.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola pública em Uberlândiapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectPublic school in Uberlandiaeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectEscolas públicas - Uberlândia (MG) - Históriapor
dc.subjectEscola Estadual de Uberlândiapor
dc.titleMemórias e histórias de professores e estudantes da Escola Estadual de Uberlândia, Uberlândia - MGpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Calvo, Célia Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767517D3por
dc.contributor.referee1Cardoso, Heloisa Helena Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787882Y0por
dc.contributor.referee2Silvério, Leandra Domingues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777713P7por
dc.contributor.referee3Langaro, Jiani Fernando-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770407Y1por
dc.contributor.referee4Silva, Giselda Costa da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758197P3por
dc.description.degreenameDoutor em Históriapor
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda experiências e memórias de professores e estudantes da Escola Estadual de Uberlândia/MG. O período de delimitação desse estudo é de 1954 a 2011. Procurei tratar de uma instituição escolar pública através das histórias de seus principais sujeitos sociais, procurando alcançar uma relação entre a escola e os sentidos de ser estudante e professor. O foco da problemática é a multiplicidade de sentidos e significados elaborados por professores e estudantes dentro das relações vividas naquele espaço social da cidade de Uberlândia-MG. Analiso as relações entre as memórias existentes em torno dessa escola pública, que existe na cidade há mais de oitenta anos. Entre as várias memórias que professores e estudantes trouxeram através das entrevistas realizadas foi perceptível a existência de uma memória dominante, que, inclusive, justifica o fato da escola ter se tornado Patrimônio Histórico Municipal de Uberlândia. A utilização de entrevistas orais com professores e ex-estudantes apontou uma diversidade conflituosa entre memórias. Essa pesquisa tratou ainda de algumas trajetórias sociais de ex-estudantes-trabalhadores da cidade e da escola, mostrando os significados do estudar e, ainda, o processo vivido de mudanças ocorridas na educação brasileira durante a Ditadura Militar, quando a Escola Estadual de Uberlândia passou a ser uma instituição ainda mais frequentada por estudantes das classes trabalhadoras. O trabalho tratou ainda do processo de constituição da escola enquanto um direito social, o que ficou mais evidente durante os anos de 1980, momento em que professores vão imprimir outro sentido aquela que chamamos de memória dominante.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.43pt_BR
dc.orcid.putcode81765221-
dc.crossref.doibatchid58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9-
Appears in Collections:TESE - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemoriasHistoriasProfessores.pdf5.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.