Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDuarte, André Luis Bertelli-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:35Z-
dc.date.available2015-05-15-
dc.date.available2016-06-22T18:45:35Z-
dc.date.issued2015-04-10-
dc.identifier.citationDUARTE, André Luis Bertelli. Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX. 2015. 280 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16329-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the reception of the comedies of the Venetian playwright Carlo Goldoni in Brazilian theater of the twentieth century, above all, from the moment of aesthetic affirmation and criticism of the so-called \"modern Brazilian theater.\" Since the early years of the 1940s until the mid-1970s, the comedies of Goldoni were rescued by artists in various initiatives as able to dialogue with Brazilian society at different historical moments. We realized that the reception of his work in Brazil was different shades as the artistic, political and cultural issues were altered. In addition, the comedies of Goldoni allowed us to investigate the different views on the comic genre in the history of Brazilian theater, especially on their popular sources. The different treatments of popular comic contained within the Goldoni\'s work carried out by several Brazilian artists allowed us to question the hierarchy built on comedy in historical interpretations of modern Brazilian theater.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCarlo Goldonipor
dc.subjectComédiapor
dc.subjectFontes popularespor
dc.subjectTeatro brasileiro modernopor
dc.subjectComedyeng
dc.subjectPopular sourceseng
dc.subjectModern brazilian theatereng
dc.subjectHistória e teatro - Brasilpor
dc.subjectTeatro e sociedade - Brasil - Históriapor
dc.subjectGoldoni, Carlo, 1707-1793 - crítica e interpretaçãopor
dc.titleApropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XXpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4por
dc.contributor.referee1Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6por
dc.contributor.referee2Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4por
dc.contributor.referee3Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1por
dc.contributor.referee4Souza, Julierme Sebastião Morais-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216955J4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253182P5por
dc.description.degreenameDoutor em Históriapor
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo investigar a recepção das comédias do dramaturgo veneziano Carlo Goldoni no teatro brasileiro do século XX, sobretudo, a partir do momento de afirmação estética e crítica do que se convencionou chamar teatro brasileiro moderno . Desde os primeiros anos da década de 1940 até meados da década de 1970, as comédias de Goldoni foram resgatadas por artistas em iniciativas diversas como capazes de dialogar com a sociedade brasileira em diferentes momentos históricos. Assim, pudemos perceber que a recepção da sua obra no Brasil adquiriu tonalidades distintas à medida que as questões artísticas, políticas e culturais se alteravam. Além disso, as comédias de Goldoni nos permitiram investigar os diferentes olhares sobre o gênero cômico na historiografia do teatro brasileiro, especialmente, sobre as suas fontes populares. Os diferentes tratamentos da comicidade popular contidas no interior da obra de Goldoni realizados por diversos artistas brasileiros nos permitiram questionar a hierarquia construída sobre a comédia nas interpretações históricas do teatro brasileiro moderno.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60por
dc.orcid.putcode81765129-
dc.crossref.doibatchid4ac907de-eb84-4c68-9346-f4755aa714b8-
Appears in Collections:TESE - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ApropriacoesHistoricasReleituras.pdf6.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.