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dc.creatorSilva, Paulo Sérgio Moreira da
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:29Z-
dc.date.available2012-04-30
dc.date.available2016-06-22T18:45:29Z-
dc.date.issued2012-02-28
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Sérgio Moreira da. Benditos Amaros - remanescentes quilombolas de Paracatu: memórias, lutas e práticas culturais (1940-2004). 2012. 192 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16299-
dc.description.abstractThe research of Family Amaros is, in some sense, the continuity of the master thesis, entitled The Caretagem as cultural practice: faith, blackness and revelry in Paracatu, MG(1960-1980) and, consequently, the induced understand its displacement relative to a neighborhood on the outskirts of the city of Paracatu and understand their wiles and cultural resistance, especially with regard to the struggles and conflicts that have undertaken the process of resuming possession of their lands and farm Pituba. In this sense, this research on the family of Amaros aimed to deepen their ritual context, which aims to establish a dialogue that goes beyond a simple reading of the daily life they represent, because the trajectory envisioned an understanding of family and kinship network woven from cultural shaped face and survive the social and political issues experienced. In vieis, this agenda is the political struggle for social rights of the family land located on the farm of Amaros, Pituba, from which they were expropriated from the year 1940. In this political process was evidence the persistence of the values and traditions of African descent enrolled in a memory that moved to the urban periphery recreate their culture, their way of life, combining the family around their celebrations, sociability, arts and craft activities as a way of living maintain their cultural identity. From this point of view, we conceive the political struggle for recognition of their land and social rights embedded in their daily lives for their popular cultural practices, hence, the focus not only on their movement around the Palmares Cultural Foundation and the Institute for Black Speech, but also the set of symbolic representations that protect their cultural identity through a social memory in continuous recreation / reinvention.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRemanescentes quilombolaspor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectMemóriaspor
dc.subjectPráticas culturaispor
dc.subjectParacatupor
dc.subjectQuilombo remnantseng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectCultural practiceseng
dc.subjectHistória culturalpor
dc.subjectParacatu (MG) - Históriapor
dc.subjectParacatu (MG) - Cultura popularpor
dc.subjectNegros - Identidade racialpor
dc.titleBenditos Amaros - remanescentes quilombolas de Paracatu: memórias, lutas e práticas culturais (1940-2004)por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Machado, Maria Clara Tomaz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793512T7por
dc.contributor.referee1Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794557J0por
dc.contributor.referee2Carmo, Luiz Carlos do
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769250Z8por
dc.contributor.referee3Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730478T1por
dc.contributor.referee4Abreu, Martha Campos
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221770E9por
dc.description.degreenameDoutor em Históriapor
dc.description.resumoA pesquisa - Família dos Amaros - é, em algum sentido, a continuidade do trabalho de mestrado, intitulado A Caretagem como prática cultural: fé, negritude e folia em Paracatu-MG (1960-1980) o que, por consequência, nos induziu a compreender o seu deslocamento familiar para um bairro da periferia da cidade de Paracatu. Assim como nos permitiu entender as suas astúcias e resistências culturais, especialmente no que diz respeito às lutas e conflitos que têm empreendido no processo de retomada e posse de suas terras da fazenda Pituba. Nesse sentido, a pesquisa sobre a família dos Amaros objetivou aprofundar seu contexto ritualístico, num diálogo que pretende ir além de uma leitura do simples cotidiano por eles representado, já que a trajetória vislumbrada passa pelo entendimento da rede de parentesco familiar e cultural tecida como forma de enfrentar e sobreviver às questões sociais e políticas vivenciadas. Neste viés, está em pauta a luta política pelos direitos sociais da terra da família dos Amaros situada na fazenda Pituba, que lhes foi expropriada a partir dos anos de 1940. Nesse processo político, evidencia-se a persistência dos valores e tradições inscritos numa memória afrodescendente que, deslocada para a periferia urbana, recria sua cultura, sua forma de viver, aglutinando os familiares em torno de suas festas, sociabilidades, atividades artesanais e artes de viver como forma de manter sua identidade cultural. Desse ponto de vista concebemos a luta política pelo reconhecimento de suas terras e direitos sociais entranhadas no seu cotidiano pelas suas práticas culturais populares, daí o enfoque não só na sua movimentação em torno da Fundação Cultural Palmares e do Instituto Fala Negra, mas também no conjunto de representações simbólicas que resguardam sua identidade cultural por meio de uma memória social em contínua recriação/reinvenção.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
Appears in Collections:TESE - História

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