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dc.creatorFerreira, Juarez Humberto
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:50Z-
dc.date.available2016-01-28
dc.date.available2016-06-22T18:42:50Z-
dc.date.issued2012-11-20
dc.identifier.citationFERREIRA, Juarez Humberto. Perspectivas à problemática da disjunção. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15596-
dc.description.abstractThis work presents two chapters on the problematic of disjunction in contemporary philosophy. His brief introduction addresses both our encounter with the issue through poststructuralist continental philosophy (DELEUZE, 1969), as our critical building of a positive distance in relation to that perspective. The first half of our first chapter consists in a general exposure of the problem through the clue of a genealogy of disjunction (JENNINGS, 1994) including its well-known conception as the disjunction problem (FODOR, 1990). The final half of this chapter takes up the problematic by way of the contemporary controversy about the disjunctivism; in particular, we conducted a detailed exposition of the most severe criticism of that perspective (BURGE, 2005). The accuracy of this critical social holism leads us in our second chapter toward an investigation in the Critique of Pure Reason (KANT, 2012) in a quest for the kantian origins of the problem of disjunctive perception. In the first half of this chapter we defend the hypothesis of disjunction as the clue to discover of the categories of understanding. In the last half of this final chapter we face the problem of the nature of disjunction (double sense) through its registration as an onto-phenomenological disjuntivism. Finally, our conclusion rearticulates an overview of our work in search of a future investigation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetafísicapor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectDisjunção (lógica)por
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804por
dc.subjectLonguenesse, Beatrice, 1950por
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995por
dc.subjectBurge, Tylerpor
dc.titlePerspectivas à problemática da disjunçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Jairo Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703596Z0por
dc.contributor.referee1Almeida Júnior, José Benedito de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738409H4por
dc.contributor.referee2Branco, Guilherme Castelo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780465P5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770787D3por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta dois capítulos sobre a problemática da disjunção na filosofia contemporânea. Sua breve introdução aborda nosso encontro com a questão através da filosofia continental pós-estruturalista (DELEUZE, 1969) e, ao mesmo tempo, nossa construção de uma distância crítica em relação àquela perspectiva. A primeira metade do capítulo primeiro constitui-se numa exposição geral da problemática através do fio de uma genealogia da disjunção (JENNINGS, 1994), inclusive, abrangendo sua concepção como problema da disjunção (FODOR, 1990). A metade final deste capítulo primeiro retoma o problema por via da controvérsia contemporânea acerca do disjuntivismo e, em particular, realiza uma detalhada exposição da crítica mais severa àquela perspectiva (BURGE, 2005). O rigor crítico deste holismo social nos remete, em nosso segundo capítulo, rumo à Critica da Razão Pura (KANT, 2012) numa investigação sobre as origens kantianas da problemática da percepção em disjunção. Na metade primeira deste capítulo defendemos então a hipótese da disjunção como único fio condutor para a descoberta das categorias do entendimento. Na última metade deste capítulo final enfrentamos enfim o problema da natureza da disjunção (duplo sentido) pelo registro de um disjuntivismo onto-fenomenológico. Por fim, nossa conclusão rearticula uma visão geral de nossa investigação em forma de esboço para um projeto futuro.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81762343-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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