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dc.creatorCavalcante, João Carlos Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:48Z-
dc.date.available2014-01-24
dc.date.available2016-06-22T18:42:48Z-
dc.date.issued2011-08-29
dc.identifier.citationCAVALCANTE, João Carlos Oliveira. Da barbárie à vida social na teoria de Giambattista Vico: uma crítica ao contratualismo de Thomas Hobbes. 2011. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15575-
dc.description.abstractThe central object of this dissertation was to carry out the contrast between the Italian philosopher‟s, Giambattista Vico, barbarism conception and the state of nature advocated by Thomas Hobbes in his political philosophy. This research aims to elucidate Hobbes‟s conception of the state of nature. The English thinker betook a covenant idea that would only be possible to more developed societies which had minimally established the social life. To this author, the first common life form had only been possible with the Political State, which was artificially created from human‟s need in their happiness pursuit that would only be possible in a state of peace. Later on, Vico insisted on the barbarism of the intellect concept, that is, a stage in which the man was rough due to its obscure and imaginative reason, which has gradually been developed in the course of history and led to social life. In this context, social life would be prerequisite for the formation of a state. During our study we realized that the authors acknowledge two parallel stories: one Christian and the other Gentile. Vico devoted himself to the analysis of peoples, since its formation up to the consolidation of social life. Hobbes started from Christian history to focus on Europe‟s peoples, where perhaps he would draw a conception of natural men blended with a degree of illustration. Vico did not stop at the breakdown of Christian history, which would have certain linearity and a much more developed reason. Hobbes arrived and stopped at the formation of gentile societies commentaries, even if his aim was at Christianity world history, with an eye always towards the formation of the state in more developed societies. Ultimately, our goal is to oppose the two philosophers‟ theories to identify the similarities and contrasts that are worthy for understanding the formation of human life in political society.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectG. Vicopor
dc.subjectT. Hobbespor
dc.subjectSociedade civilpor
dc.subjectBarbáriepor
dc.subjectEstado de naturezapor
dc.subjectCivil societyeng
dc.subjectBarbarismeng
dc.subjectState of natureeng
dc.subjectVico, Giambattista, 1668-1744por
dc.subjectHobbes, Thomas, 1588-1679por
dc.subjectEstadopor
dc.subjectCiência política - Filosofiapor
dc.titleDa barbárie à vida social na teoria de Giambattista Vico: uma crítica ao contratualismo de Thomas Hobbespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6por
dc.contributor.referee1Silva Neto, Sertório Amorim e
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766087U7por
dc.contributor.referee2Palacios, José Gonzalo Armijos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790892Z4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776481E7por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoNesta dissertação, o objeto central da investigação consistiu na realização da contraposição entre a concepção de barbárie, do filósofo italiano Giambattista Vico, e o estado de natureza, defendido por Thomas Hobbes em sua filosofia política. Este trabalho tem o intuito de elucidar a concepção de Hobbes acerca do estado de natureza, na qual o pensador inglês se serviu de uma ideia de pacto que só se seria possível para sociedades mais desenvolvidas e que já tivessem constituído minimamente a vida social. Para esse autor, a primeira forma de vida em comum tornou-se possível apenas com o Estado Político, que foi criado artificialmente a partir da necessidade humana em sua busca pela felicidade, acessível somente em um estado de paz. Vico, posteriormente, insistiu no conceito de barbárie do intelecto, ou seja, um estágio em que o homem era bruto, devido à sua razão obscura e fantasiosa, e que foi se desenvolvendo gradativamente no decorrer da história até conduzir os indivíduos a uma vida social, sendo esta pré-requisito para a formação de um Estado. Durante nosso estudo, observamos que os autores admitem duas histórias paralelas, sendo uma a gentia e a outra cristã. Vico se dedicou à análise das gentes, desde a sua formação até a consolidação da vida social. Hobbes partiu da história cristã para se ater aos povos da Europa, dos quais, talvez, ele extraía uma concepção de homem natural mesclado com certo grau de ilustração. Vico não se ateve ao detalhamento da história cristã, que teria certa linearidade e uma razão bem mais desenvolvida. Hobbes chegou a comentar e se debruçou sobre o comentário da formação das sociedades gentias, mesmo que seu intento fosse a história do mundo da cristandade, sempre com a atenção voltada para a formação do Estado nas sociedades mais desenvolvidas. Enfim, nosso intuito é o de contrapor as teorias dos dois filósofos com o objetivo de identificar as afinidades e os contrastes que sejam interessantes para a compreensão da formação da vida humana em sociedade política.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81762475-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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