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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15571
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Freitas, Luciano Severino de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:42:48Z | - |
dc.date.available | 2013-09-18 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:42:48Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-19 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Luciano Severino de. O discurso da esperança e a soberania renovada. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.272 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15571 | - |
dc.description.abstract | The present work indeed to analyze the development of the concept of the sovereign in the West, considering the traffic history of this concept throughout the development process of the western state. Therefore, taking the initial concept developed by Jean Bodin, in his work, the Six Books of the Republic, seeking a revision considering already in Antiquity the presence of the opposition of power necessary to the birth of the sovereign. This new perspective of dialogue, passing notions contractualists developed between the seventeenth and eighteenth centuries, the study seeks to theorize the idea of violence according to a notion linked to a concept originating. Accordingly, the finding of secularization theological, conceptual politics, as a product of monism basic Judeo-Christian, it is necessary, following the basic theory and basic schmttian its dialogue with the matrix of Benjamin. As a result of this speech three analyzes arise relating (1) the idea of mythical violence and its essential connection to the power and legitimacy, as well as (2) on the relational self versus other and finally an attempt to (3) homogenization of the body politic seconds a dispersion of power centers, based on coordination structures and plurality and not more bodinian the concepts of hierarchy, absolutism and perpetuity. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Poder soberano | por |
dc.subject | Contratualidade | por |
dc.subject | Teologia política | por |
dc.subject | Soberania renovada | por |
dc.subject | Sovereign power | eng |
dc.subject | Contractuality | eng |
dc.subject | Political theology | eng |
dc.subject | Sovereignty renewed | eng |
dc.subject | Ciência política - Filosofia | por |
dc.subject | Contrato social | por |
dc.subject | Teologia e política | por |
dc.title | O discurso da esperança e a soberania renovada | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Amitrano, Georgia Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778588Z7 | por |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Fernando Augusto da Rocha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781248P1 | por |
dc.contributor.referee2 | Arruda, José Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723300P1 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235567A7 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Filosofia | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como escopo a análise do desenvolvimento do conceito do soberano no ocidente considerando o trânsito histórico desse conceito ao longo do processo de desenvolvimento do Estado ocidental. Para tanto, tomado o conceito inicial desenvolvido por Jean Bodin, em sua obra Os Seis Livros da República, busca-se uma revisão considerando-se já na antiguidade a presença da oposição de poder necessária ao nascimento do soberano. No diálogo revisional, perpassando as noções contratualistas desenvolvidas entre os séculos XVII e XVIII, o estudo teoriza a ideia de violência segundo uma noção ligada a um conceito originário. Nesse sentido, a constatação da secularização teológica, conceitual político, como um produto do monismo de base judaico-cristã, faz-se necessária, seguindo a teorização básica schmttiana e seu diálogo com a matriz benjaminiana. Como decorrência desse discurso três análises surgem relacionando (1) a ideia de violência mítica essencial e sua ligação ao poder e a legitimidade; assim como (2) sobre a relacional eu versus outro e; finalmente, a uma tentativa de (3) homogeneização do corpo político segundo uma dispersão de centros de poder baseada em estruturas de coordenação e pluralidade e não mais nos conceitos bodinianos de hierarquia, absolutismo e perpetuidade. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.272 | - |
dc.orcid.putcode | 81762472 | - |
dc.crossref.doibatchid | e72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
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