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dc.creatorPeixoto, Fabrício Gomes-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:47Z-
dc.date.available2013-07-12-
dc.date.available2016-06-22T18:42:47Z-
dc.date.issued2012-09-27-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Fabrício Gomes. A tragédia e o trágico: contornos de Aristóteles a Nietzsche. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.334por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15565-
dc.description.abstractThis thesis addresses the passage of a type of analysis based on poetic elements to the tragedy - that takes into consideration much more structure and how it should be composed - for a tragic thought capable of manifest a way of being in the world. Going through the history of philosophy from Aristotle, the biggest name of order analysis, through thinkers like Corneille, Schiller, Schelling and Schopenhauer until mark\'s tragic thought, Nietzsche, it will seek to establish the contours of the main differences between these two types of approach. As a background to this analysis appears the tension between the interpretations of Aristotle and disruptions related to ancient author.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTragédiapor
dc.subjectTrágicopor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectVidapor
dc.subjectTragedyeng
dc.subjectTragiceng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectLifeeng
dc.subjectO trágicopor
dc.subjectFilosofia - Históriapor
dc.titleA tragédia e o trágico: contornos de Aristóteles a Nietzschepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Amitrano, Georgia Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778588Z7por
dc.contributor.referee1Silva Neto, Sertório Amorim e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766087U7por
dc.contributor.referee2Nascimento, Dax Fonseca Moraes Paes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792879T2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208539U5por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoEsta dissertação trata da passagem de um tipo de análise baseada em elementos poéticos da tragédia que levam em consideração muito mais sua estrutura e a forma como deve ser composta para um pensamento trágico, capaz de manifestar um modo de ser no mundo. Percorrendo a história da filosofia de Aristóteles, o maior nome da análise formal, passando por pensadores como Corneille, Schiller, Schelling e Schopenhauer até o marco do pensamento trágico, Nietzsche, buscar-se-á estabelecer os contornos sobre as principais diferenças destes dois tipos de abordagem. Como pano de fundo desta análise aparece a tensão entre as interpretações de Aristóteles e as rupturas com relação ao autor antigo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.334-
dc.orcid.putcode81762471-
dc.crossref.doibatchid90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25-
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