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dc.creatorPiva, Ricardo Ríspoli-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:47Z-
dc.date.available2013-02-19-
dc.date.available2016-06-22T18:42:47Z-
dc.date.issued2012-09-27-
dc.identifier.citationPIVA, Ricardo Ríspoli. Razão & dominação: Adorno e o dilema do materialismo histórico-dialético. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.333por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15558-
dc.description.abstractAll of the effort required for the present dissertation has been concentrated in a demonstration of the influence that the German Philosopher, Theodor Adorno, has had in the development of Dialectical, Historical Materialism. Adorno and other academics of the Frankfurt school elaborated a reexamination of Marxist methodology, in the first decades of the twentieth century, in light of the social phenomena of the time: fascism, and Stalinism; advanced stages of the crises of global Capitalism as symbolized by the blind flight of the Phoenix, accompanied by a relapse of the nation state and the unfortunate experiences with Socialism. The global managed world society, notably omnipresent following World War II, challenged Adorno in his excellent epistemological analysis to recognize that various manifestations of ideological thought, of international scope, have accumulated with the domination of nature as well as the domination of man, by man and the ensuing social relations that have engendered the present mode of production, consequences of the growing trends that are stifling even those with the most critical consciences. With the guidance of illustrious predecessors such as Lukacs, traditional Marxism has correctly focused research regarding crises on the philosophy of decadence which works to maintain the current status quo in order to perpetuate the social relations so that the bourgeoisie can retain itself as the subject of class history. By refuting the concept of class struggle as, for example, the possibility that the proletariat will substitute the decadent bourgeoisie, promoting social transformation, Adorno questions this orthodox interpretation of Marx: if theory and praxis are the same thing, only with the additional development of theory will the social practice be renewed. This is, obviously, independent of blind determinism manifested by some lines of thought and of a return to mythological metaphysics.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectTeoria críticapor
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969por
dc.subjectFilosofia marxistapor
dc.subjectMaterialismo dialéticopor
dc.subjectMaterialismo históricopor
dc.subjectMarxismopor
dc.subjectFilosofia socialpor
dc.subjectDialéticapor
dc.subjectMarxismeng
dc.subjectEpistemologyeng
dc.subjectSocial philosophyeng
dc.subjectCritical theoryeng
dc.subjectDialecticeng
dc.titleRazão & dominação: Adorno e o dilema do materialismo histórico-dialéticopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Borges, Bento Itamar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728792H1por
dc.contributor.referee1Rezende, Vani Terezinha de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703546Z6por
dc.contributor.referee2Carvalho, Jairo Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703596Z0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137649E2por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoTodo o esforço demandado por essa dissertação se concentra em demonstrar o desenvolvimento que o materialismo histórico-dialético atinge com o filósofo alemão Theodor Adorno. Ao retomar a metodologia de Marx nas primeiras décadas do século XX, ele e os demais pensadores da escola de Frankfurt pretendem uma releitura sua diante de fenômenos sociais como o fascismo e o stalinismo; as crises do capitalismo em estágio avançado são sintomas mundialmente gerenciáveis que o seu cego vôo de fênix pressupõe, conforme testemunham a recaída no Estado-nação e a malfadada experiência do socialismo real. A conjuntura do mundo administrado, a se verificar onipresentemente após a II guerra mundial, desafia Adorno em sua acurada análise epistemológica a se debruçar sobre as manifestações do pensamento que não deixam de refletir ideologicamente o domínio de proporções telúricas; remontando a um passado distante, a dominação da natureza e do homem sobre o homem é a relação básica que sai de seu envolvimento e que engendra o atual modo de produção, corolário de uma reificação crescente a cingir as mais despertas consciências. Com figuras de proa como Lukács, o marxismo tradicional principia a sua investigação da crise adequadamente ao acusar a filosofia da decadência de condizer com o status quo vigente, além de perpetuar as relações sociais sob as quais a burguesia se mantém na condição de classe-sujeito da história; entretanto, ao refutar tanto o conceito de luta de classes como a afirmação de que o proletariado substituiria a burguesia decadente rumo à transformação social, Adorno questiona tal interpretação ortodoxa do pensamento de Marx: se teoria e práxis são a mesma coisa, apenas com o incremento da teoria pode a prática social se renovar independentemente da cegueira determinista de certas correntes ou de sua recaída na mitologia metafísica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.333-
dc.orcid.putcode81762446-
dc.crossref.doibatchid90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25-
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