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dc.creatorArmond, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:47Z-
dc.date.available2013-02-18-
dc.date.available2016-06-22T18:42:47Z-
dc.date.issued2012-08-28-
dc.identifier.citationARMOND, Ana Cristina. A saúde da criança em Rousseau. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.398por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15555-
dc.description.abstractCe travail vise à montrer que la pensée de Jean-Jacques Rousseau s'étend également à la santé en raison de son projet d'éducation naturelle développé dans l'Emile. En tenant compte, par exemple, des lignes directrices de soins pour la première et la deuxième enfance dans cet ouvrage, nous avons constaté que le philosophe exalte l'importance de l'allaitement maternel à un moment où le taux de mortalité infantile était très élevé en France à cause de la coutume, en vigueur à l époque, de laisser les enfants aux soins des nourrices. Tout d'abord, nous avons cherché à comprendre que le concept de santé chez Rousseau se rapporte à l'idée d'une proposition d'absence de vices dans la société, semblable à l hypothèse de l'homme à l état de nature, car préservé. Rousseau conçoit la première enfance comme une phase allant de la naissance à l âge de deux ans, considerée comme celle des besoins de l'enfant et des soins des adultes envers l'enfance. Dans cette phase, l'éducation naturelle aura le but de suivre le cours de la nature, c'est-à-dire observer le chemin du respect et de la compréhension des besoins réels, ce qui implique la valorisation de l état libre de l'enfant qui n a pas encore éte corrompu par l'action de l'adulte. Pour la deuxième enfance, comprenant la phase de deux à douze ans, l'éducation naturelle portera sur l'éducation par les choses, qui vise à renforcer le corps de l'enfant et le raffinement de ses sens, la nature et les adultes y jouant le rôle de précepteurs. L'éducation naturelle devient donc une solution possible de guérison pour la société, en empêchant les vices et la dégénérescence de l'homme.fra
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRousseau, Jean-Jaques, 1712-1778 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectEducação de crianças - França - Sec. XVIIIpor
dc.subjectEducação - Aspectos da saúdepor
dc.subjectRousseaupor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectEducação naturalpor
dc.subjectRousseaufra
dc.subjectSantéfra
dc.subjectEnfancefra
dc.subjectÉducation naturellefra
dc.titleA saúde da criança em Rousseaupor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Almeida Júnior, José Benedito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738409H4por
dc.contributor.referee1Soares Neto, Cícero José Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780796A3por
dc.contributor.referee2Sahd, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728789E2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218679A2por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo mostrar que o pensamento de Jean-Jacques Rousseau também se estende à área da saúde, devido ao seu projeto de educação natural desenvolvido no Emílio. Ao abordarmos, por exemplo, as suas orientações de cuidados às crianças da primeira e segunda infância nessa obra, constatamos que o filósofo exalta a importância do aleitamento materno num momento em que o índice de mortalidade infantil era altíssimo na França, pelo costume existente na época de se entregar crianças a amas de leite. Em primeiro lugar, procuramos compreender que o conceito de saúde, em Rousseau, se relaciona com a ideia de uma proposta de ausência de vícios na sociedade, semelhante ao hipotético homem em estado de natureza, visto que se preservou. Rousseau concebe a primeira infância como a fase que vai do nascimento até os dois anos, considerada a idade das necessidades da criança e dos cuidados do adulto em relação à infância. Nessa fase, a educação natural terá então como meta seguir a marcha da natureza, ou seja, seguir o caminho do respeito e da compreensão de suas verdadeiras necessidades, o que implica valorizar a natureza livre da criança ainda não corrompida pela ação do adulto. Já para a segunda infância, que vai dos dois aos doze anos, a educação natural terá o foco na educação pelas coisas, objetivando o fortalecimento do corpo da criança e o refinamento dos seus sentidos, com a natureza e os adultos na condição de preceptores. A educação natural torna-se, portanto, uma possível solução de cura para a sociedade, ao impedir futuros vícios e degenerações no homem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.398-
dc.orcid.putcode81762443-
dc.crossref.doibatchid90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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